removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 19/05/2024 - 09:26h
Basicamente não vai acontecer "nada", você terá que criar uma ou mais chaves de slot (para abrir o container criado) que serão pedidas para poder acessar o conteúdo criptografado, talvez a parte mais crítica seja que, ao "abrir" o container do LUKS, a cripto/descripto no gerenciamento de escrita no disco será em tempo real, usando ciclos de processamento e de acesso ao disco. Talvez o principal risco disso seria, por uma falha qualquer do disco ou do sistema (como costuma ocorrer em profusão por aí como dispositivo ficar sem boot e tal) os cabeçalhos LUKS sejam perdidos e aí já era, o disco sem o cabeçalho não pode ser montado e é listado como "sem sistema de arquivos". Daí a necessidade de fazer o backup do cabeçalho do LUKS para restaurá-lo em caso de pane.
Comece testando o LUKS em uma partição (não o disco todo) só para isso para você se familiarizar com o recurso, tente até corromper os dados para ver se você consegue restaurar a partição recolocando o backup do cabeçalho criado. No uso básico, basta escolher uma senha para o destravamento da partição e pronto.
E outra, até onde eu testei, não dá pra criptografar uma partição com arquivos lá, você vai precisar tirar tudo da partição, fazer a encriptação e voltar os arquivos. Mas posso estar errado OU "meio certo", hehehe... E note que seu disco já possui setores defeituosos e usar um disco nessas condições com criptografia é como pedir a senha para um cancelamento de lançamento de míssil balístico nuclear que foi dada para um véio de 95 anos com "Alzáimer"...
>>> NÃO visite este canal, o cara pensa que sabe alguma coisa! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw