Weidllan
(usa Ubuntu)
Enviado em 29/10/2008 - 23:49h
Como rodar o CD
Para que o sistema seja carregado no computador, é necessário que o boot1 seja dado pelo Drive de CD, Drive da gravadora de CD e DVD. Ao colocar o CD e reiniciar o computador, caso não rode o CD, isto indica que o boot1 não se deu pelo Drive correto. As vezes temos que alterar isso no setup da placa mãe. Caso você tenha o manual de sua placa mãe, é bom dar uma lida, pois a maneira de configurar muda de placa mãe para placa mãe, mas em geral só precisa saber o seguinte: Ao reiniciar o computador, logo no início, tecle intermitentemente a tecla “delete” ou “del”, e irá aparecer a tela com as opções, navegue pelas setas do teclado até a opção “Advanced Setup”ou “Boot” e configure para que a primeira opção seja o “Drive CD/DVD”.
Opções na tela de início
Ao iniciar, as vezes é preciso pressionar “F2” para aparecer a opção com vários idiomas, no caso do Ubuntu 8.04 talvez não seja preciso, então escolhemos Português do Brazil, depois, deve-se escolher se quer usar o CD como Live CD (Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador) ou instalar o sistema (Instalar o Ubuntu), escolha e tecle o “Enter” e deixe rolar, o Ubuntu deve reconhecer todo o seu hardware necessário para o perfeito funcionamento do sistema.
Instalação
1) Escolha o idioma:
Assim que você carregar o Live-CD, vai abrir uma tela com as opções de idiomas e já selecionará automaticamente o idioma que você escolheu na tela de início, clique em avançar.
2) localização (Data e Hora):
Você deve encontrar a sua cidade no mapa ou a cidade que tenha o mesmo fuso horário da sua, caso não tenha no mapa, para que o sistema configure o seu horário, depois clique em avançar.
3) A escolha do teclado:
Normalmente o sistema acerta de primeira, mas é recomendável que você confirar na caixa indicada para teste, veja se todas as funções do teclado estão Ok, se não estiver tente outra opção que está disponível no idioma Brazil, depois de vê que tudo está Ok, clique em avançar.
4) Particionador:
Caso você tenha apenas um HD, aparecerá apenas o /dev/hda ou /dev/sda.
Se você for ter só um sistema, terá que criar ao menos duas partições, uma para a raiz (/) e outra para o swap.
SWAP: Essa partição serve como uma memoria auxiliar para o sistema como também para qualquer sistema Linux que se utilize em Live-CD, é recomendável que essa partição tenha igual ou o dobro da memoria física.
EXT3: Essa partição será para o sistema uma partição de armazenamento e deverá ter o ponto de montagem definido como (/) para que o GRUB reconheça o setor de boot.
5) As informações do usuário:
Diga o seu nome, o nome pelo qual vai se logar no sistema (opcional), digite um senha (obrigatário por medida de segurança) repita a senha, o nome do computador é reconhecido apartir dos primeiros preenchimentos, dando o nome do usuário junto ao tipo do computador, caso não queria muda, clique em avançar.
6) Migrar configurações e documentos:
Este recurso só será mostrado se você possuir Windows instalado, e servi para copiar as configurações e arquivos das pastas pessoais do Windows existentes em uma partição, como por exemplo, os preferidos contidos no Internet Explorer ou Minhas Imagens. Você pode também simplesmente não marcar nada e avançar.
7) Confirmação dos dados para a instalação:
Esta é a última oportunidade para mudar algo que tenha sido feito. Uma tela é mostrada com todos os procedimentos feitos deis do inicio, Caso tudo esteja correto, clique em Instalar.
8) Instalando o sistema
Aguarde a conclusão da instalação, após a instalação, aparecerá uma mensagem dizendo que a instalação está completa, clique em “Reiniciar Agora”, aguarde um pouco, note que a bandeja do Driver se abrirá, então é só
retirar o CD, fechar a bandeja do Drive e der “Enter”.