meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 15/04/2009 - 11:44h
Como sugeriu acima o orionnunes, instale primeiro os S.O. da Ms, na ordem que permita bootear o Vista. Também acredito que deva começar instalando o XP, depois o Vista e por último o Ubuntu.
Já que você vai começar de zero, sugiro até mesmo preparar o hdd em termos de particionamento ainda antes de iniciar as instalações. Para isto, você pode usar a maioria das distros Linux com CD-Live, utilizando algumas das alternativas de aplicativos de particionamento como o Gparted ou Qparted. Depois de feito o particionamento você pode sair e partir para a instalação do XP e do Vista. Eles vão te oferecer as alternativas de escolha das partições livres a serem usadas.
Crie duas partições primárias, para instalar os S.O.'s da Ms, do tamanho que preferir e de acordo com sua disponibilidade de espaço no hdd (pode ser algo como 30 a 40Gb cada uma e posteriormente crie uma partição extendida, dentro da qual você poderá criar uma partição maior para os seus dados mais importantes para poder salva-los fora das partições do XP e do Vista.Sugiro isto porque as chances de que você consiga alguma contaminação por virus ou malware nos dois são indiscutivelmente muito grandes e você quase com certeza vai ter que reinstalar e re-formatar. Salvando os seus dados importantes em partição separada daquela onde estão instalados os S.O.'s XP e Vista, permitirão minimizar as perdas de dados, já que ao necessitar re-formatar, você restringe isto apenas àquela partição do sistema afetado, deixando os seus dados protegidos.
Ainda dentro desta partição extendida, crie 3 outras partições menores, uma com algo entre 10 a 15 Gb para o raiz (/) do seu Ubuntu (eu tenho distro da mesma origem com apenas 6Gb e funciona perfeitamente), outra de maior porte para ser o /home da instalação do Ubuntu e por fim algo entre 512Mb e 2 Gb para usar como swap do Linux.
A partição /home para o Ubuntu, permite a você salvar tanto seus dados, como as configurações permitindo que você não parca isto caso deseje re-instalar o Ubuntu posteriormente por qualquer razão. Se em vez disto, você preferir usar apenas uma partição para o Ubuntu, estes dados e informações de configuração serão salvos no diretório /home dentro desta mesma partição. Ao re-instalar você pode perder tudo se esquecer disto e mandar re-formatar.
Com 2Gb de RAM, provavelmente não seria necessário um swap de mais de 1Gb. Isto é oque eu uso com uma configuração parecida (com 2Gb de RAM) e não lembro de haver visto o seu uso. De repente usando muitos aplicativos ao mesmo tempo chegue a ser necessária.
Ao instalar o Ubuntu por último, o GRUB (Gerenciador de Inicialização), vai te permitir bootear de qualquer uma das trás alternativas de sistema instalado, além de que vai permitir escolher qual inicializar em primeiro lugar como padrão, bastando editar o arquivo /boot/grub/menu.lst, conforme o outro post acima ou usando algum outro aplicativo com interface gráfica.