clahrion
(usa Debian)
Enviado em 07/07/2017 - 11:41h
Johnpaul1,
A questão aqui é de personalidade, é ver se você é um usuário corajoso ou medroso, se está disposto a abandonar o "lugar comum" e se aventurar no universo dos novos conhecimentos ou se você se contenta em aceitar conselhos de quem não entende do assunto, se você é uma pessoa que desiste fácil na primeira dificuldade ou se não "larga o osso" até conseguir instalar o que você quer. Você decide se quer viver num mundo medíocre onde a maioria habita ou se quer fazer a diferença pra você mesmo, desafiar a sua própria inteligência.
Eu posso te dizer que eu, mesmo quando usava o windows, sempre instalei versões server na minha máquina, porque queria mais estabilidade, não ficava instalando qualquer coisa que encontrava pela frente, e nunca tive problemas com virus, mas a preocupação e a atenção total com isso eram constantes. E um dia, eu descobrir o Linux e abandonei o padrão antigo, joguei fora aquilo que já era "capenga".
É um fato que o windows está cada dia pior para quem entende de sistema, com uma interface cada vez mais lixo, pesado, exige cada vez mais do processador porque o próprio sr. gates é sócio da Intel, e o plano perfeito de matar o parque de hardware instalado no mundo é permitir a pirataria para que o seu lixo vire padrão, e lançar constantes versões de um sistema operacional que vão exigindo cada vez mais da máquina. Assim, ele sempre ganha: vende o software para as empresas e para os burros que acreditam que o windows é o centro do universo, e ganha muito com a venda de hardware para o mundo todo. Por isso a pirataria é interessante para a microsoft, ela faz parte do negócio.
Outra coisa: Para quem interessa a fabricação de virus? Porque a microsoft, em mais de 30 anos de existência do windows, nunca resolveu as verdadeiras vulnerabilidades que o sistema tem? Porque ela é incompetente? Muito pelo contrário, eles são muito competentes em fazer negócio. Criam o inimigo, a pirataria e os virus, ao mesmo tempo em que vendem a solução: o sistema operacional "atualizado", junto com o hardware novo, e o anti-virus. Um virus só entra livremente no windows porque ele se utiliza do privilégio de administrador do usuário da máquina para se instalar sem que você perceba o que ele está fazendo. É tão complicado de se operar um windows sem ser administrador, que niguém usa desse jeito e cai na armadilha, escancarando as portas do sistema operacional. Ele roda um executável simplesmente se ele tiver a extensão EXE, COM ou BAT. No Linux isso nunca acontece, porque para se executar um software qualquer, você precisa mudar o status do arquivo para executável, mesmo se ele tiver a extensão certa para ser executado. E para isso, ele pede sempre a senha do administrador, mesmo se você já for um usuário administrador. Só isso já bloqueia em 99,99% a possibilidade de uma invasão invisível. E por que o windows nunca teve isso? É simples: Porque a microsoft não quer.
Eu uso Ubuntu 16.04 LTS porque prefiro uma distribuição mais estável para a minha atividade profissional. Essa história de que Linux só funciona em máquinas velhas é ridícula. Ele TAMBÉM funciona em máquinas velhas, ao contrário do windows, e não obriga o usuário a trocar de hardware porque o fabricante do sistema operacional impõe isso. Minha máquina é um Intel-I7 com 12G de RAM, e o Linux roda incrivelmente nela, mas já rodei em máquinas antigas sem problema. Nunca deixei de rodar o que eu preciso. Mesmo quando precisei rodar o Webex da Cisco para acesso remoto, que ainda tem muitos defeitos na versão para Linux, eu resolvi o problema instalando o Virtual Box e emulando o windows 7 dentro dele, porque é só pra isso que eu uso, até resolverem esse bug. Funciona perfeitamente.
Para usuários comuns que usam internet, office, youtube, fazem edição de som e fotografia não profissionalmente, o Linux tem muito mais do que se precisa. Para usuários que são profissionais de redes e sistemas, o Linux é perfeito, porque tem tudo o que se precisa. Mas para usuários profissionais de photoshop e edição de video, o Linux não é perfeito nem o windows, o melhor é mesmo um Mac.
Então a decisão é sua.
Abs