Scandisk antes de instalar alguma distribuição Linux [RESOLVIDO]

1. Scandisk antes de instalar alguma distribuição Linux [RESOLVIDO]

Carlos Guilhem
carlos.guilhem

(usa Outra)

Enviado em 16/05/2015 - 09:27h

Em qualquer situação existe a necessidade de rodar o scandisk do Windows antes de instalar o Linux? Por quê? E se for um PC ou notebook comprado recentemente com o Windows instalado e com pouquíssimo uso, também existe essa necessidade?



  


2. Re: Scandisk antes de instalar alguma distribuição Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/05/2015 - 10:29h

carlos.guilhem escreveu:

Em qualquer situação existe a necessidade de rodar o scandisk do Windows antes de instalar o Linux? Por quê? E se for um PC ou notebook comprado recentemente com o Windows instalado e com pouquíssimo uso, também existe essa necessidade?


Bom dia,

1) Não. Porque o Linux é diferente do Windows. Ele não desfragmenta a unidade precisando de correções futuras.(Defrag). Veja o "Analisador de disco" de sua distro.

2) Computador novo também não precisa. Ele(win) fará um scandisk automáticamente depois de um dual boot reorganizando seu espaço+aplicativos.

No linux nunca irá precisar fazer algo parecido com o scandisk ou defrag como no Windows.

Veja o que são no Windows:
http://www.ufpa.br/dicas/ms/win-scde.htm

No linux:
http://www.tecmundo.com.br/linux/24432-por-que-o-linux-nao-exige-desfragmentacao-de-disco-rigido-.ht...



Att,
Jbaf_2015
Ubuntu LTS, Fedora, Mageia


3. Re: Scandisk antes de instalar alguma distribuição Linux [RESOLVIDO]

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 16/05/2015 - 17:12h

Acho que o scandisk é sempre uma boa ideia sim, já que você vai instalar um novo sistema operacional faz sentido checar antes se o HD está ok.

O que me foi ensinado (já faz um tempinho, o XP era o mais usado e tinham acabado de lançar o Vista, então eu posso estar um pouco desatualizado) é que o defrag era necessário por causa do seguinte cenário:

Suponha que você tenha uma partição de 100 GB para o Windows e planeje diminuí-la e deixar meio a meio, 50 GB para o win e 50 para o Linux, caso haja algum arquivo (ou fragmento de arquivo) do Windows gravado além da marca desses 50 GB* eles se perderiam porque estão pra fora dos novos limites da partição. Desfragmentando o disco se diminui o risco desse tipo de problema com fragmentos "lá longe" no HD.

Mas como eu disse, não tenho certeza se ainda pode acontecer isso, mas não custa nada desfragmentar antes, particionamento é sempre arriscado e se você pode diminuir o risco porque não fazê-lo?

obs.: Mas se o HD já tiver uma partição separada, pronta pra instalar o Linux, não seria preciso mesmo, só no caso de redimensionamento.

*por exemplo, caso o HD estivesse bem cheio, você removeu alguns arquivos, mas outros ficaram nesse setor mais avançado.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts