lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 02/10/2013 - 12:10h
px escreveu:
lcavalheiro escreveu:
px escreveu:
jhonyjhous escreveu:
vlw kra obrigado pela visão que você me deu sobre a diferença das outras distros em comparação com o slackware e derivados... to querendo sair um pouco do mundo debian-like e e conhecer melhor outras distros exemplo--> slackware e derivados ... você poderia me dizer se o repositório do slackware é bom , os pacotes do slackware são ".rpm" ? a e queria saber também se o slackware tem o HAL que faz o reconhecimento automático de dispositivos
kkk o cara vai pirar quando ler que Slack usa rpm kkkkkk
.rpm é de Fedora e Red Hat em geral
slack usar "pacotes" em .tar.xz, são só a arvore de aplicativos dentro do pacote, o Arch também segue este modelo.
Tecnicamente qualquer distro pode usar pacotes .rpm, a diferença é que apenas as RPM-like possuem um gerenciador de dependências capaz de lidar com esse tipo de pacote. Mas nada impede que você dê uma de maluco e instale o yum no Slack - vai cagar o pkgtool, mas vai ser engraçado enquanto não quebrar a bagaça toda ;-)
E Pedro, o Slack não usa os .tar.xz no mesmo sentido que o Arch usa. Os .txz ou .tgz são apenas os binários pré-compilados compactados na estrutura de diretórios e mais uns arquivos de controle. Qualquer distro pode usar os pacotes do Slack, basta descompactá-los no /.
Humm... dessa dos .tar.xz não sabia... digo sei que não é 100% igual, até por que são distros diferentes, mas pensava que tinha uma semelhança entre a arvore de pacotes...
Enquanto o gerenciador, é claro que é possível mas... só reta faz! rsrsrs
A questão é justamente a árvore de diretórios. O Slack é uma das pouquíssimas 100% compatível com o FHS, o que torna a instalação de pacotes pra outras distros uma aventura e tanto. Por outro lado, um pacote pro Slack certamente pode ser descompactado e usado em outras distros.