kennerc
(usa XUbuntu)
Enviado em 29/01/2015 - 09:53h
Um comando para criar o pendrive com boot é o DD, e para formatar você pode utilizar o Gparted.
Para utilizar o DD é necessário EXTREMO cuidado, pois com ele você poderia apagar completamente o seu HD, mas se tiver disposto a arriscar funciona mais ou menos assim:
dd if=/caminho/do/seu/arquivo of=/códigodapartiçãodopendrive.
Ou seja, caso a ISO esteja salvo em seu usuário, na pasta Downloads e seu pendrive tenha somente uma partição (o que é o mais comum) o comando seria assim:
dd if=/home/nomedousuário/Downloads/arquivodaiso of=/mnt/sdb1 (o b ali normalmente é o pendrive, mas tem que confirmar, nunca use a letra a por que 99% das vezes ela é alguma partição do HD).
Tenho visto vários tópicos seus por aqui, e gostaria de te dizer que no início o Linux parece um pouco difícil, mas não é, é apenas diferente do que estamos acostumados. O primeiro passo é esse mesmo bater cabeça e descobrir as coisas.
No início passei por todas essas dificuldades, e ainda passo, mas vi um mundo de possibilidades diante de mim, para tarefas que no windows eu precisava de vários programas de fontes externas, no linux tenho tudo "pronto" e precisei investir somente tempo em aprender, aprendizado esse que além de me permitir utilizar um sistema que na minha opinião é melhor, tem contribuído para minha vida profissional.