Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 02/10/2010 - 20:32h
1- Existem distros compostas por vários DVDs onde evidentemente não se instala tudo de uma vez, Portanto uma parte do que você menciona já existe;
2- Uma das principais características do Linux é a versatilidade. Podemos ter distros - por exemplo - baseadas em Debian e COMPLETAMENTE diferentes entre si, não apenas na aparência, mas também na funcionalidade.
Comparativamente, se levado isso para o lado do Windows, seria como tentar compatibilizar o 3.11 com o 95, o 98, o 2000, o XP, o Vista e o Seven, ou seja, não é possível.
3- Conforme já foi dito pelo colega (em outros termos), o Windows é feito de forma a carregar junto com o sistema muitas coisas que aparentemente não iremos precisar tão cedo.
Por isso quando vamos instalar coisas novas, dá a impressão de que o número de dependências é menor.
Pelo contrário, o windows usa uma imensa profusão de bibliotecas dinâmicas e outros tipos de arquivos para poder executar um programa aparentemente simples.
E embora em tamanho cada uma deles seja pequeno, cada um deles faz falta para o bom funcionamento do conjunto.
4- É muito fácil listar as dependências necessárias no Linux, porém certos programas do Windows tem uma quantidade tão grande de dependências que chega a confundir.
Além do fato de que programas feitos por terceiros para rodar no Windows costumam instalar "o que bem entendem", sem o necessário controle por parte do S. O.
5- Só acho que seja "complicado" se tiver de compilar. Não que a compilação em si seja difícil, mas é uma etapa que requer bastante atenção e uma certa prática. Porém hoje em dia a necessidade de compilação - especialmente no uso em desktop, pelo usuário final - está-se tornando cada vez menor, e bem menos obrigatória.
6- O uso da internet hoje em dia é inevitável, seja no Linux quanto no Windows. Tenho um HD com uma instalação de Windows que uso na melhor das hipóteses de mês em mês.
Pois ele leva tanto tampo baixando atualizações que dá para se perder quase meio expediente nesse trabalho. Ele vai conferir o antivirus, as atualizações do próprio sistema, do Adobe Reader, do Flash, do Internet Explorer, e é claro, examinando para ver se o software é autêntico.
Detalhe: Conexão Velox de "4 megas".
Mas há bem pouco tempo atrás eu ainda "penava" com uma conexão discada de "33600", baixando a 3kbps...