Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

25. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Jaime Ribeiro Junior
jaimejr1987

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2008 - 12:55h

Pessoalmente eu prefiro o GNOME é simples e objetivo. Mas com certeza o KDE é mais atrativo visualmente e isso com certeza é um dos principais chamativos para usuarios desktop. Como usarios desktop são a grande maioria a comunidade livre já tem isso em mente, apesar de não ser prioridade hoje nos temos aplicações como beryl e compiz fusion que deixam o pinguim com mais possibilidades 3D que o vista. E tambem inovações estão chegando o KDE4 e aplicações como o Amarock 2 são exemplos.


  


26. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 14:50h

Bom, eu venho dizer aqui que entre ontem e hoje eu já instalei o Linux em 3 desktops, enfim, eu instalei sem custo, já ia ganhar para instalar o Rwindows xp, e como eu já tava com a mão na massa mesmo, fiz um dual boot com o windows usando o Kurumin NG...
Enfim os 3 eram usuarios desktops, que não fazem nada alem de acessar orkut, msn e essas bobeiras, então fiz uma instalação e como o Hardware permitia (embora o meu tempo não), eu fiz as seguintes modificações:

Coloquei a barra de ferramentas transparente, coloquei um papel de parede do Tux que eu adoro, e da um ar muito luxo no desktop, mudei a botão do Kurumin NG, por um outro que eu particularmente acho mais bonito, e instalei o superkaramba, a unica coisa que eu fiz no superkaramba foi ativar uma barra transparente que mostra informações do pc, mais nada, porem que ficou muito massa no Desktop.
Instalei amsn, skin do live messenger, plugin music e deixei programado com o amarok já configurado, bom, enfim, dei uma enfeitada.
Moral da historia, todo mundo adorou o Linux, mais bonito, mais leve, enfim, um visual muito superior ao do Windows xp, e rodando mais leve que o mesmo.
É isso que eu quero dizer, é isso que o usuario quer, aparencia.
Ele não tinha em mente a ideia de mudar para Linux, então eu simplesmente incentivei...


27. Muito BOm!!!

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 21:39h

Quem dera a turma por aqui só fosse Msn, Orkut e besteiras relacionadas a navegação de web sites.

O que a turma quer mesmo é jogos!
E ainda não descubri o segredo para fazer os jogos nativo para Winodws rodar no Wine.

Ex: Need For Speed Underground
GTA San Andreas

Se alguém poder mim explicar passo-a-passo seria muito agradecido.
Com isso conseguiria fazer umas 5 pessoas que estou em mente agora pro lado do Linux.

OBS: Já copiei as pastas "fonts" e "sistem32" fora o "regedit" tudo como foi dito em um artigo aqui mesmo na comunidade, algum como "jogar pelo wine e pagar nada por isso"

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - É preciso instalar DirectX?
2 - Como devo proceder para adicionar e configurar corretamente a lista de drivers?



28. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 14/12/2008 - 23:04h

Pois é.. sempre existem aqueles querendo colocar a qualquer custo uma "consciência aberta" nos usuários. Julgam eles que é assim que deve ser: Ou o usuário utiliza Windows (e não quero ficar aqui falando Ruindows, já cansei disso!), aquele sistema operacional lá ou utiliza O SISTEMA OPERACIONAL. O LINUX. A verdade é que isso é um tédio. Quem tem direito de se intrometer nas escolhas do usuário? Se ele quer pagar ou piratear software, que o faça. Provavelmente não vai "pegar nada" pra ele, mas se pegar, que enfrente as consequências. O que a comunidade Linux deve compreender é que o usuário tem todo o direito de escolha acima de qualquer coisa e deve ser respeitado por isso sem ter que ouvir ironias dos usuários Linux.

A verdade é que existem pessoas que se interessam por sistemas operacionais e existem pessoas que se interessam por surfar na web, coisa que se faz em qualquer sistema de maneira muito satisfatória.

Se existe alguma verdade no que alguns usuários da comunidade dizem quando citam "é mais simples", "mais fácil", etc etc, é um ponto que deveríamos questionar. O que é mais simples? O que é mais fácil? De uma maneira geral, acho bem difícil aprender a mexer no Linux. Eu li muitos livros, textos, pesquisei em sites e mesmo que hoje que eu passo a maior parte do meu tempo no meu Fedora, ainda sim acho complicado certas coisa e acho que outras eu nem deveria ter de saber mesmo mexer, mas preciso arrumar..

A microsoft (e também não vou escrever micro$oft aqui) sabe de certas coisas. Eles precisam lucrar e para isso ele precisam "facilitar" a vida dos seus usuários, mesmo que esse facilitar não seja realmente um facilitar, apenas uma ilusão, mas quem se importa? Eu queria um documento pronto e o Word serviu! Queria conversar com amigos e o messenger estava lá. Surfar na Web e o Explorer estava lá. Oras, que mais eu deveria me preocupar. Se a máquina pegar vírus, formate! Isso tudo é muito prático, mas seu eu quiser mudar para o Linux e não tendo qualquer pessoa por perto que me ajude e configure as coisas pra mim, vou ter de aprender e isso irá levar muuuuiiitoo tempo. Vale a pena? Para a maioria não.

A minha opinião, embora eu possa mudar no futuro, é que Linux ainda continuará restrito a entusiastas ou a pessoas normais que tem alguém próximo que é entusiasta e fica enchendo o saco para ele ser tb (já fiz muito isso!). Enquanto ele continuar com essa pregação de coisas simples que vc precisa de muito tempo para dominar, ele será isso.

Também não estou dizendo que a culpa seja somente da comunidade. Com essa clima que se espalhou, o Pinguim ficou com má fama de ser um SO "lixo", como se fosse coisa para pobre. Esse é também um problema que necessita ser trabalhado de alguma forma.

Assim sendo, Gnome ou KDE, para mim dá no mesmo. As duas interfaces tem uma lógica semelhante na minha opinião: menus, que separam aplicativos em categorias e a única coisa que parece mudar é que se acessa os menus pela "barra de tarefas" de cima.


29. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2008 - 23:11h

Porque não ensinar para uma criança a usar o terminal? Eu usava DOS, não vejo problemas em ensinar a usar linha de comando. A maioria das pessoas começaram com linhas de comando, e sinceramente ensinar pessoas mais velhas e bem mais complicado do que uma pessoa nova.
O problema é que hoje as pessoas pensam que clicar é sempre a melhor opção, que é mais simples... mas escrever é muito mais rápido, quando preciso abrir um software no meu X uso o alt+f2, ir no menu é sempre um desperdício.
Considerando que o "run command" do gnome tem auto completar, é ainda mais simples de se fazer.
Claro que o usuário final acredita que o clique é mais simples, mas quem liga? Tem um motivo para serem chamados de usuário final, não é?


30. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 23:15h

é uma questão delicada, muito delicada...

olhando os dois lados:

Um usuário final vai optar pelo que está mais acostumado, logo, para se ter usuários finais as DE teriam de se familiarizar com seu "primo" MacOS ou com seu "amiguinho" Windows.

Por outro lado,(minha opinião) linux tem que ter cara de linux, não tem que se parecer com MacOS ou Windows Vista. O sistema em si tem que ter sua identidade, certo? Qualquer DE do linux quando bem customizada fica linda, mas linda mesmo! Seja Gnome, KDE(3.5 e 4), *box, E17, LXDE, etc.

eu mesmo uso linux a uns 2 anos, tive que aprender denovo, a instalar um driver, uma impressora, a configurar a net, etc. Este é o problema: usuário final não quer mudar se já pode simplesmente chamar o cunhado da namorada do vizinho pra formatar o pc, certo?

essa liberdade de que se tanto fala, é o que mantém o linux forte, mas ao mesmo tempo é o que o sufoca. Por que 1523 distros sendo que poucas são amplamente adotadas? pra 215 players de música nos repositórios se só 3 ou 4 são funcionais por completo?

Já pararam pra pensar se esses números diminuissem e os software produzidos tivessem + qualidade? Imagina se não tivessemos tantas distros, imagine a qualidade delas?

A força do software livre é grande, muito grande. Infelizmente a própria força se confunde e acaba por se pulverizar :(


31. Minha Opinião

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 23:26h

Isso de formatar toda vez que o sistema de pau né rock não, diminui o tempo de vida do hd e danifica blocos no disco que serão chamados de bad bloks (blocos ruins) e não serão mais utilizados, nessa brincadeira já perdi mais de 800MB de blocos no hd no tempo que eu usava Ruindows com SO padrão.

E isso de usar o mouse pra tudo, é bronca, a pessoa fica muito dependente dele e se por um acaso ele não pegar ou sei lá quebrar.
O usuário não vai meixer em nada mais no sistema, por não saber meixer nos atalhos do teclado.
Com certeza o terminal é muito bom pra abrir os programas sem depender no mouse, mas no caso da turma aqui, criam atalhos e não se importam em nada de dá o famoso 2 cliques.


32. Com Certeza

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 23:33h

Isso de diminuir as distros e os softwares
poderia juntar mais os desenvolvedores e trazer sei lá, vamos dizer assim 10 distros excelentes.
Isso do player concordo tbm com o amigo, poderia existir só 2, mas que fosse 100%


33. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2008 - 23:43h

Não acho ruim que ajam tantos players diferentes, ou interfaces, ou distros, acho isso muito bom, pois posso montar um ambiente baseado no que o hardware me proporciona. Se tenho um computador mais-ou-menos não vai rolar de colocar um Azureus, nem um Amarok, nem um Firefox, mas posso colocar um xmms, um rtorrent, um dillo.
E usar o computador com esses softwares que são ótimos, mas que são "feios" com apenas 60mb de ram, ou até menos. Hoje tenho um computador realmente excelente, mas há dois anos atrás tinha um P3 550mhrz com 390mb de ram, se eu tentasse usar o Azureus era a mesma coisa que não usar a máquina.
Grande parte dos projetos são feitos por discordarem de outros projetos, e distros a mesma coisa. O exile nasceu porque as pessoas queriam ter um player como o amarok, mas em GTK; o audacious nasceu porque o xmms ainda usa GTK1.x e as pessoas queriam usar GTK2, quantos e quantos projetos não são feitos porque algum desenvolvedor saiu do projeto XYZ e resolveu criar a sua versão.
A diversidade é importante para o open source, é ruim para o usuário final.


34. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Maquiel Bibiano
mabibiano

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 23:54h

Na minha opinião, não é a aparência que afasta os usúários comuns, convenhamos que não é tão símples usar o linux. Esses usuários não conseguem siquer instalar um programa no windows que basta clicar e avançar, imagina ter que digitar apt-get install e mais um monte de coisas para instalar coisinhas símples? Sou técnico há 4 anos, o que mais me pedem para fazer é tirar linux e vista para colocar XP, até gostam do linux pela rapidez e porque também já ouviram dizer que não pega virus, mas pedem para tirar porque não conseguem instalar nada. Faço a troca pois preciso ganhar o meu, mas sempre deixo uma distro (Ubuntu/Kurumin) instalada em máquina virtual e dou umas dicas de como usar e ainda falo: Aprenda ! senão será escravo da Microsoft para o resto da vida, mas não resolve muito.


35. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 23:58h

tá certo mas pense:

não há necessidade de 15 players pra máquina antiga, 18 players que querem imitar o amarok, outras 75 que nasceram por que dois ou tres querem usar outra bilioteca. Poxa, se juntasse todos esses developers pra fazer menos, seria com muito mais qualidade. Se todos os prós de todos esses players se reunissem, aí sim poderiam ter players excelentes, com recursos fantásticos mas que hoje, são presentes em um player aqui, outro ali, e por aí vai.

lógico que isso não se aplica somente a tocadores de música, mas de uma cassetada de software.

Afinal, melhor que quantidade é qualidade, certo?


36. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2008 - 00:00h

é, parece que o orkut, msn e o mouse entraram na cultura do povo.

mas eles não tem culpa, eles nem mesmo sabem que foram mesmo é subornados por uma "empresinha" aê






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts