millemiglia
(usa Slackware)
Enviado em 07/05/2011 - 20:28h
Não gostei. Aquela barra na lateral esquerda fica tomando espaço na tela e é horrível procurar os programas nela. Para procurar um aplicativo tem que clicar no botão aplicativos que abre na tela os ícones dos últimos cinco ou seis que foram usados e se não for nenhum desses que o usuário quer tem que dar mais um clique para abrir o resto e navegar pelos ícones até encontrar o aplicativo desejado. Sinceramente, me fez lembrar do Gerenciador de Programas do Windows 3.11 que ficava sempre ativo (mesmo que minimizado) e o usuário tinha que navegar pelas janelas para encontrar o aplicativo que queria usar.
O Unity parece uma fusão mal feita do gerenciador de programas do Windows 3.11 com o WindowMaker. Seria melhor a Canonical ter desenvolvido uma nova versão do WindowMaker que não teria essa horrível barra lateral e rodaria em muito mais micros pois os requisitos de memória do WindowMaker são bem menores. Quando não há nenhum programa em uso no WindowMaker há apenas a dock com o clipe que pode ser colocada em qualquer canto da tela.
Estou usando o 11.04 mas com o Gnome clássico (sem o painel superior, substituído pelo awn) que acho bem mais prático que o Unity. Gosto de interfaces gráficas e menus que ocupem o menor espaço possível da tela e a interface Unity é muito invasiva para o meu gosto.