anxova
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/06/2020 - 06:19h
Muito obrigado pela rapidez na resposta e as muitas opções propostas.
Eu já tivem hai tempo Manjaro, tanto em versão XFCE como KDE.
Manjaro parece-me bonito e gosto da sua filosofia. Mas para mim tem um problema: quando passa certo tempo sempre quebra por alguma actualização. Eu tivem o Manjaro e também Antergos durante a minha época de distro-hopper. Essa época coincidiu no tempo no que Chakra Linux começou a deixar de ser a distro KDE mais "cool".
Porque eu fum dos utentes fiéis a Chakra Linux. De facto, mantivem uma partição com Chakra até que saiu a última imagem ISO.
Depois estivem como distro-hopper um tempinho. Provei Manjaro, Antergos, LMDE, SolydXK, Crunchbang... E um feixe delas mais. Mesmo tendo com o famoso Kaos, mas não gostei nada dele. Nadinha.
Afinal testei o Kubuntu, e finalmente voltei à minha primeira distro, com a que iniciara: Mint KDE. Quando esse sabor morreu, passei por Mint com Cinnamon e Mate, mas o que fum preferindo foi o Mint XFCE.
Mas ultimamente tivem saudades do KDE, que sempre foi o meu desktop favorito. E por isso é que ando de novo a fazer experimentos.
Não tenho medo em utilizar uma distro baseada em Arch, pois estivem vários anos com Chakra, como dixem. E não foi tudo singelo, em diversas ocasiões Chakra precisava de atenção do utente.
E bem sei também que não é boa ideia mesmo combinar desktops como XFCE e KDE.
Mas é uma curiosidade que tenho, porque observei que ainda que Mint XFCE é muito sólido e singelo, os passos indicados para instalar KDE acima não dão certos já. Algo deveu mudar.
A razão de que não esteja bem contente com Kubuntu é que a última LTS tem um bug no início, de jeito que tenta acessar a uma unidade LVM que não existe, e daí que o processo de início seja mui, mui lento.
De todos jeitos agradeço muito a resposta porque também me deixa ver uma perspectiva mais ampla que eu nunca teria vista se for por mim mesmo. Obrigado pois de novo :)