meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 31/08/2010 - 12:24h
Clodoaldo,
"citação"
meinhardt_jgbr... o pc é um celeron 2.1ghz + 1.5gb/ram + 80gb/hd + placa-mae intel
Eu tava pensando em fazer assim no hd de 80gb:
ntfs...40gb...XP
swap...2gb
etx4...38gb.../...Linuxmint
E deixar o Hd de 250gb só p/ backup de relatorios e apresentações ppt.
"fim da citação"
Pelas mesmas razões que apresentei antes e por simplicidade de instalação também faria algo parecido com o seu esquema, com apenas pequenas alterações.
1 - Deixe as partições dos sistemas (arquivos do sistema tanto do Linux como do XP) no HD menor e que por lógica deve ter tempo de leitura e escrita mais baixo. Pode deixar 40Gb para XP e 40Gb para Mint (15 Gb para o raiz e 25 Gb para /home). Crie as partições de dados para XP e de swap no HD maior (separado).
2 - Sem dúvida reservaria o espaço de swap, tanto para o Linux como para o XP, no outro HD para tirar proveito da capacidade de manipulação dos dados (leitura e escrita) mais efetiva em mídias distintas. Com 1,5 GB de RAM, no Linux você não precisa de 2 GB de swap. Com 512Mb você já faz a festa. Se achar pouco, faça de 1GB e será mais que suficiente. Neste NoBo que estou usando com 2GB de Ram, quando usava o XP mantinha um swap fixo de 256Mb absolutamente sem problemas. Apenas não use todo o espaço disponível na pequena partição, senão o XP vai ficar enchendo o saco com mensagens frequentes de que o espaço em disco está insuficiente. Deixe uns 30 a 40 Mb livres, além do tamanho fixo definido para o pagefile.sys.
No caso do XP, se você definir o pagefile.sys fixo em 512Mb já alcançará o total de 2GB de volume de memória total necessário. Opte pelo volume de swap fixo em vez de definido pelo sistema. Isto dinimui a fragmentação e melhora o desempenho. A partição onde você for definir a localização do swap ( pagefile.sys) pode ser formatada em FAT32 porém já li em fontes distintas que o melhor desempenho para arquivo de swap nos windows é obtido com FAT16.
3 - Finalmente, com toda a certeza dividiria o restante do espaço disponível no HD grande em tres partições, duas para swap e a terceira para os arquivos do XP.
Em resumo, no HD de 250Gb, criaria 3 partições primárias,
a) Fat16 - 512 Mb a 1Gb para o pagefile.sys
b) Swap linux - 512Mb a 1 Gb
c) Dados XP - 248Gb em ntfs
Com isto você mantém os dados e arquivos de back-up seguros por estarem tanto em partições separadas dos sistemas de arquivos dos sistemas, como também melhor desempenho.