removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 11/09/2010 - 00:01h
Eu acho que por hora não, mas muitos fatores sopram a esse favor:
1 - o Ubuntu parece que dará prioridade a sistemas otimizados para máquinas mais modernas (i686), enquanto que o velho Debian continua com suas inúmeras arquiteturas e vem agregando outras (kfreebsd).
2 - usando o Debian como base eles irão beber na fonte, sem depender de alterações que Ubuntu/Canonical fazem com os pacotes vindos do Debian.
3 - um sistema rolling release é muito melhor de trabalhar, pois não fica-se preso a calendário de lançamentos, podendo então dedicar-se no melhoramento do produto que oferece.
4 - O Debian é muito mais leve que o Ubuntu, o Debian Testing também é muito mais estável que as releases LTS do Ubuntu, então porque não aproveitar a modernidade dos pacotes do Debian Testing com um sistema de atualização contínua?
O que pude observar nesse 1º dia usando essa distro é que é um Debian, diga-se mais estável que o Debian Squeeze amd64 que eu estava usando, as outras diferenças: o bem acabado Desktop, uns addons interessantes e muita coisa que removi justamente por gostar de sofrer (fazer eu mesmo), quem não se preocupa com isso rodará esse sistema sem nenhuma preocupação (ao fundo inúmeros serviços rodando sem necessidade), tudo funciona.
Pelo que pude ver hoje, uma excelente alternativa ao Ubuntu. mas ainda é cedo, faltam algumas coisas como o jockey-gtk (vulgo Hardware Drivers), Plymouth (para quem precisa ou gosta) e outras coisas.
Estranhei o boot muito rápido (parecia que estava iniciando o Lucid Lynx), após desativar alguns serviços ficou ainda mais. Com as últimas alterações que fiz, o desktop pronto consome apenas 138MB de RAM, porém preciso do CUP, do Sanned e do HPlip rodando então deve subir pra quase 180MB, fora o Compiz que ainda não ativei.
Como dito em alguns sites, essa transição (teste) já vem ocorrendo a cerca de 3 anos, então pelo tempo passado ainda deve demorar muito para que uma mudança definitiva ocorra.
Muito do que falei é puro "achismo", pois não trabalho com desenvolvimento de softwares ou na área de TI, vamos aguardar.
abs.