Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 11/06/2019 - 22:29h
Muito obrigado pela atenção de todos vocês.... de coração.... não esperava todo esse apoio... ótima comunidade.
Sem problemas Tarcísio e seja muito bem-vindo.
Nesse momento .... tenho que manter Windows... pois é a plataforma predominante nos meus clientes..... mas com o tempo migrarei sim... ou adquirir um PC especifico para a causa linux. Mas o momento só tenho note mesmo.
Faça o que for melhor para você.
Então minha config do note é : I3 - 5005U - 2Ghz , 4 GB RAM , HD 1 TB , Video Onboard... Intel Graphics 5500...
Acredito eu que rodará Gnome (Ubuntu) e Cinnamon (Linux Mint) de boa, mas também não vai poder exigir muito do sistema, pois poderá acontecer em algumas engasgadas. Já tive um Celeron, 4 GB de RAM, HD 1 TB, placa também genérica da Intel e olha... Tentei instalar o Cinnamon (rodava, mas engasgando), tinha que ficar preso ao Linux Mint (Xfce) ou Xubuntu (Ubuntu+Xfce). Não sei se há grande diferença entre um Celeron e Intel i3. Mas já vi muitos que tem um i3 reclamarem da performance (mas podem ser exigentes, vai lá saber, nunca tive um i3). Como tenho um i7 aqui não tenho do que reclamar.
Se achar que não tá com boa performance, use algo mais leve, tente MATE, Xfce e LXQt.
Vou começar pelo Ubuntu.... mas no futuro próximo pretendo ter uma distri voltanda para ambiente de rede... servidor.
Você é quem sabe, mas lembre-se que mesmo o Ubuntu, não se resume a apenas uma interface gráfica. Existem versões do Ubuntu para todos os gostos, como podes checar aqui ->
https://ubuntu.com/download/flavours
E até mesmo versão para servidor.
então..... vou instalar ele com meu windows 10.
Sempre instale primeiro o Windows (se já estiver instalado, melhor ainda) e depois o Linux, assim o Linux reconhecerá a existência do Windows durante a instalação no modo automático.
PERGUNTO:
Dá muito pau..... será que vou ter que ficar reisntalando os dois SO.... de vez em qdo?
Ou eles sobrevievm bem um com o outro?
Depende. Windows 10 tem a fama de a cada grande atualização ferrar (pra não dizer outro termo) com o grub do Windows em dual-boot, ele acaba por reinscrever os arquivos do sistema e atrapalha. Já tive inúmeros problemas com dual-boot no passado, tanto com Windows 10 como com o 8.1, com Windows 7 (incrivelmente, nenhum problema). Se for fazer dual-boot, tenha preferência em usar UEFI e criar um partição a parte para o GRUB, nunca instale o GRUB dentro do sistema de boot do Windows como muitos usuários por aí sugerem.
Obrigado a todos....
De nada! :)