Quais são as maiores carências do linux atualmente?

1. Quais são as maiores carências do linux atualmente?

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/10/2009 - 22:13h

Pesquisei no google, mas não achei.

Há algumas lacunas nesse mundo, que mesmo depois de vários anos ainda não foram preenchidas... Mas o que está faltando então?

Para vocês, quais são as áreas mais carentes p/ o linux(sem xiitismos, por favor)?

Use esse espaço pra falar tranquilamente, sem brigas ou flames, ok?


  


2. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/10/2009 - 22:18h

começando,

eu acho a parte de desenvolvimento do linux um pouco fraco. Com certeza haverá muita gente pra discordar, muita gente mesmo!

Mas o que eu falo são de ferramentas para desenvolvimento corporativo(eu não acho que nenhuma empresa atualmente use o vi ou emacs para criar sites/softwares).

Isso não é uma totalidade, temos boas IDEs, sim. Mas será que elas estão maduras para o ambiente corporativo?

Abraços!


3. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/10/2009 - 22:46h

A questão de ferramentas é muito pessoal, e há sim várias ides usadas e até suportadas por grandes empresas de ti como a IBM e a SUN, como o eclipse ou netbeans...

As questões para o usuário comum ainda são suportes de hardwares e uma forma mais fácil de interação, como menos linhas ou comandos na parte de configuração ...

Há na verdade algumas questões que não são inteiramente questões do linux, pois o suporte a hardware é problema do fabricante.. por isso que deixo claro aqui, se quer suporte de hardware, compre de fabricantes que se preocupam em dar o suporte e não apenas com a vontade da comunidade..

Agora para mim o maior problema do linux é uma falta de padronização, a variedade é boa, mas atrapalha.. hoje temos ambientes, bibliotecas de desenvolvimento tão diversas no linux, que acho que a o esforço coletivo fica muito dispersos, veja por exemplo o numero de distribuições, que de nada mais acrescentam ao esforço de melhora no sistema operacional.

Ainda voltando na padronização, isso é um inferno para a criação e suporte de hardwares, pois muitos API´s simplesmente, não são compatíveis com versões anteriores como no caso do video on linux v1 com a v2, ou mesmo a pluralidade de API´s como no caso de servidores de som (alsa, jack, pulse, solid...) faz com que a tarefa fique mais complexo, pois ao escolher somente uma api vc está limitando o seu hardware, lembro bem da discussão do pessoal da adobe no blog porque da escolha do alsa no lugar do pulse e não os dois...

Mesmo no kernel, a cada versão o fabricante precisa ficar adaptando o código do modulo, ou usuário precisava reinstalar todos os módulos depois de um upgrade...

Há na questão acima uma solução interessante que é o DKMS,

DKMS stands for Dynamic Kernel Module Support. It is designed to create a framework where kernel dependent module source can reside so that it is very easy to rebuild modules as you upgrade kernels. This will allow Linux vendors to provide driver drops without having to wait for new kernel releases while also taking out the guesswork for customers attempting to recompile modules for new kernels.

Mas enquanto todos os módulos não passe a usá-los, ainda se torna um ponto fraco do linux...


4. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 12/10/2009 - 23:17h

drivers, tem algumas placas e periféricos que são dificeis de instalar, por exemplo:

as cameras que usam v4l, agora com esse negocio de v4l2 essas cameras não rodam mais no linux.

outro caso que anda ocorrendo muito é a da placa de vídeo da intel.

nós ainda temos compilar algumas coisas para fazer funciona -las no ubuntu.

sis e via tambem são problemáticas nessa questão principalmente a sis que não tem drivers para ela.






5. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 13/10/2009 - 00:26h

Eu acho que o maior problema do linux, é que por muito tempo ele vem sendo taxado como sistema dificil de usar e por isso não atrai muitos usuarios novos, o "cara" antes de migrar pro linux pensa 2390 vezes, pela cultura ja imposta; o X também vem sendo um ponto fraco no linux, talvez pela cultura de usar modo texto em servidores, acho que por conta disso tenha ficado um pouco de lado, não me crusifique por isso, mais é a impressão que dá,veja bem, mesmo com os famosos efeitos e todas evolução ja conquistada, os problemas com o Xorg ainda são frequentes, mais ainda acho que o linux é funcional e está andando a passos largo pra se tornar tão bom e famoso nos desktop como é nos servidores. Nem vou comentar os drives, porque eu tb acho que drive deveria ser obrigação do fabricante, deveria existir uma lei mundial,do tipo, se quer fabricar tem que suportar e pronto!


6. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/10/2009 - 07:22h

Na minha opinião, já que a tão "temida" linha de comando está-se tornando cada vez menos necessária (em termos), e a instalação de uma distro e de seus repositórios cada vez mais fácil, os maiores problemas do Linux são realmente as incompatibidades de hardware e a enorme multiplicidade de "features" e sabores, ou seja, de uma falta de maior padronização.
Por se tratar de software "livre", não há como controlar essa diversificação de forma a evitar que a coisa se alastre em muitas direções ao mesmo tempo.

Quanto à incompatibilidade de hardware, esse problema atinge também o Windows, não sendo privilégio do Linux. Muitos periféricos que atendiam ao W98 não atendem ao Vista, e vice-versa.
Isso sem termos mencionado os problemas de chipsets mal desenvolvidos, que deixam a desejar em algum momento, masmo em Windows.
E os drivers, então? O driver da Canon BJC 2100 (minha impressora) para o Windows 98 é algo primoroso, com uma impressão rápida e suave. O driver do mesmo fabricante para o XP é algo abaixo do nível amador, e gasta muita tinta, quase eliminando por completo os meios tons. No entanto, o tratamento que o CUPS v1.3.x dá a essa mesma impressora restabelece a sua total dignidade: Os tons voltam a ser suaves, além de imprimir página inteira ( 208,8 x 287,2mm na página de teste ).

Quanto ao desenvolvimento de software, não chega a haver nenhuma lacuna importante nesse sentido pois programar para o MAC sempre foi bem mais complicado. No entanto a Apple não morreu até hoje, mantendo-se lider absoluta em sua fatia de mercado, mesmo com "poucos programas", que é a crítica mais comum que as pessoas fazem a seu respeito.
Como o universo Apple é bastante restrito, um sistema operacional de hoje mantém uma boa compatibilidade com programas um tanto antigos, embora haja as inevitáveis excessões.
Acho que falta boa vontade (ou um conhecimento mais sólido) por parte dos desenvolvedores para produzir soluções corporativas para o ambiente Linux (ou mesmo multiplataforma).

E aí é que está o X da questão: Desenvolver para KDE, Gnome, etc. ou para "Debians", "Knoppixes", "Slackwares", "Red Hats" ou...? Nem sempre a conversão de pacotes funciona 100%.
O universo Linux é vasto DEMAIS!...
Nesse caso as inúmeras vantagens podem se tornar em desvantagem.

Um problema que considero crítico para qualquer sistema operacional é uma falsa e forçada "evolução" de hardware e software, muitas vezes inútil e que provoca a obsolescência de nossas máquinas em tempo recorde.
A cada momento, e sem que haja a mínima necessidade para isso, é lançada uma nova versão do Flash Player obrigando-nos a "atualizar", sem o que nosso PC não funcionará dentro de pouco tempo. Ora, da versão 3.0 para cá não houve nenhuma MELHORIA no funcionamento do Flash, apenas EXIGÊNCIAS DIFERENTES para que possa funcionar.
Os browsers que usamos tem de se adaptar a esse Flash e a outras firulas e igualmente deixarão de funcionar em nosso hardware a qualquer momento.

Eu me lembro que podia assistir a videos do YouTube com um 486 e em Windows 95, em tempo real e sem engasgar. De repente, assim do nada, deixaram de funcionar.
Também me lembro quando havia webcams seriais que funcionavem naqueles mesmos 486 com as mesmas limitações das webcam USB atuais.
Hoje, quem ainda tem um windows 98SE instalado, não tem direito nem mesmo a um antivirus.
E se o Windows Vista tivesse dado certo, certamente não teríamos já hoje o mínimo suporte para o XP.
Se formos contar isso para nossos netos eles certamente pensarão que isso tudo é "cascata do vovô".



7. Re: Quais são as maiores carências do linux atualmente?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/10/2009 - 09:20h

Eu acredito que a falta de padronização e a falta de drivers são o grande problema.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts