removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 25/12/2021 - 10:22h
Não sei com o que trabalha, mas é possível utilizar Linux para tudo, com algumas exceções, é claro, dependendo das suas necessidades.
No caso dos jogos, uma boa parte roda em Linux via proton, as únicas exceções são jogos muito recentes ou q exigem anti cheat. Porém, jogos muito recentes, depois de alguns meses após o lançamento, grande parte destes já é possível rodar via proton.
Nesse sentido, para não ficar dependendo do proton para rodar algum lançamento, e se vc usa o pc mais pra jogar, é interessante manter o Windows também.
Se depende de pacotes de escritório, é possível utilizar a versão cloud/online do pacote MS Office. Na maioria dos casos, a versão cloud dá conta do trabalho.
De outra forma, hoje existem mais softwares além do libreoffice para linux, como o OnlyOffice, q consegue abrir arquivos excel com mais compatibilidade.
Se trabalha com desenvolvimento de sistemas, o Windows é totalmente dispensável. Aliás, nesse caso, o Windows mais atrapalha do que ajuda.
Um ambiente UNIX é ideal para desenvolvedores. A única exceção aqui, ao meu ver, é se for desenvolvedor de jogos, pois o Windows é a plataforma ideal para jogos, ainda.
Se trabalha com produção de conteúdo de mídia, talvez seja ideal manter o Windows também.
Vejo alguns influencers que conseguem se manter no Linux utilizando Kdenlive, Davinci Resolve, GIMP, e alguns outros. Como não sou dessa área, não sei dizer se compensa trocar os programas adobe por esse novo leque de programas.
Talvez funcione, se for o seu caso.
Bom, e para softwares específicos que só tem versão para Windows, uma VM dá conta do recado. Desde que não seja um Autocad da vida, uma VM com Windows consegue rodar qualquer software desenvolvido para Windows.