
marimbondo
(usa Outra)
Enviado em 08/12/2019 - 12:07h
Todas essas opções que não estão habilitadas por padrão para o seu modelo/marca de GPU, é por que tem graves problemas de estabilidade.
Você está nadando contra a corrente. Qualquer solução seria uma gambiarra e sem garantias de continuar funcionando.
Para resolver o seu problema é só retirar essa opção "Force full-composition pipeline". Opções de Force são um desastre se você não sabe o que está fazendo.
Screen tearing ocorre por causa do Compositor do seu ambiente de trabalho. Você pode mudar seu Compositor, ou o Gerenciador de Janelas do seu ambiente de trabalho, se este permitir. Ou se não, pode tentar outro ambiente de trabalho.
Eu uso o XFCE e o gerenciador de janelas dele. Mais precisamente o componente de Composição de efeitos e tal, tem graves problemas com tearing.
A alternativa é instalar o Compton ou o Picom, por enquanto, e desabilitar a Composição do XFWM4 (o gerenciador de janelas do XFCE4). Existem outras soluções sim, até tenho um cartão da NVIDIA e rodo o Firefox nele, mas tudo que é da NVIDIA dá muito trabalho e não funciona 100%.
Fuck NVIDIA.
Um método que eu sempre vi, mas nunca cheguei a testar é configurar o NVIDIA no servidor do X (no xorg.conf).
https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA/Troubleshooting#Avoid_screen_tearing
Tem também um pacote que eu rodei esses tempos, foi o 'nvidia-xconfig' que me ajudou, mas eu estava resolvendo outros problemas que não tem a ver com tearing. Esse pacote gera um arquivo /etc/X11/xorg.conf mas depois eu tive que ajustar os drivers manualmente para ele fazer login e não ficar na tela preta do X.