
ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 31/01/2010 - 09:42h
Olá,
Geralmente não é preciso instalar drivers no Linux, pois a muitos deles vêm já no coração do sistema. Por outro lado, se tem algo que não está funcionando no seu PC, dificilmente vai encontrar drivers por aí, nem mesmo nos sites dos fabricantes.
Um exemplo disso é o seu adaptador de vídeo. A SiS, assim como outra empresa chamada VIA, é famosa por não elaborar drivers para o Linux. Isso acontece porque eles acham que o número de usuários de Linux torna não lucrativo a contratação de desenvolvedores que possam elaborar drivers pra este sistema. Eles também não liberam a documentação necessária para que os desenvolvedores do Linux elaborarem os drivers, geralmente argumentando que querem proteger a sua propriedade intelectual. Nesse caso, se você estiver com o Linux funcionando com a resolução padrão do monitor, você tem que se contentar. Você provavelmente não vai poder assistir vídeos em tela cheia e muito menos habilitar os efeitos 3D do Compiz, que a maioria dos usuários gosta.
Note, como explicado acima, a culpa não é do Linux, mas de quem deveria fabricar os drivers e não faz. Em parte, isso ainda é consequência do monopólio da Microsoft. Ao que parece, essas empresas tem mais compromisso com o Windows do que com os usuários e isso é realmente lamentável. Então qual seria o ideal? Simples: para os usuários do Linux, o ideal seria não comprar computadores tenham nenhum hardware fabricado por estas empresas, bem como outras como a Realtek, produtos D-Link, etc. (Uma busca na net pode ajudar a descobrir o que funciona e o que não funciona no Linux.)
O melhor é sempre dá preferências para produtos da AMD, Intel e nVidia que suportam o Linux.
No mais, eu tenho um laptop Positivo também rodando só o Linux e eu sei como é ruim não ter tudo funcionando 100%. Até por isso, infelizmente, só posso lhe desejar boa sorte.
Abraços.