Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/03/2011 - 23:06h
No tocante a qualidade dos produtos CCE, devo esclarecer um pequeno detalhe:
Muito embora a circuiteria e o projeto eletrônico dos CCE (começando pelos aparelhos de TV e som) seja sempre de boa qualidade, há muito tempo atrás surgiu - tanto na CCE quanto na Philips - uma alternativa de montagem onde alguns parafusos metálicos eram suprimidos, dando lugar a solda eletrônica (traduzindo: plástico derretido) incorporada às partes plásticas dos gabinetes.
Isso resolvia o problema de parte do custo de fabricação (economizava parafusos e porcas) e resolvia o problema da fixação o suficiente para que os aparelhos pudessem sair de fábrica e chegar até o cliente funcionando bem.
Mas como em certos casos "a economia é a base da porcaria", esse esquema era muito bom somente até o momento em que o aparelho necessitasse de manutenção, pois aí essa "solda" teria de ser derretida e geralmente ficava faltando material que pudesse ser fundido novamente para fixar as placas dos circuitos nos seus devidos lugares.
Se um aparelho tivesse de voltar mais vezes à assistência técnica, o jeito era improvisar da melhor maneira possível, e os aparelhos costumavam ficar uma verdadeira gambiarra. Uns colavam com resina ou massa epoxi, outros com cianoacrilato, outros com fita adesiva, enfim, cada um dava o seu jeito.
Em função disso, a CCE (e nem tanto a Philips) começou a ser mal vista pelos técnicos de uma forma geral.
Na linha de computadores porém não acontece esse tipo de fenômeno.
Felizmente.