claucio23
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/12/2018 - 09:01h
Tô começando nesse mercado. O lance de programa pra roteirista é que ele faz mais que um template dos Offices.
A principal função, por exemplo, é gerar relatórios: locações, cenas, quantidade de falas de cada personagem etc.
Porque são informações que orientam o tipo de produção, elenco etc.
Outra coisa bacana é que alguns programas organizam cards e marcadores pra você melhor visualizar ou editar sequências de cenas.
Fora, é claro, o de manter as regras de formatação de roteiro automatizadas, autocompletar a digitação do nome dos personagens etc.
(é isso que eu queria fazer com o editor de texto, talvez outra ocasião rs).
Sobre os programas citados:
Já usei bastante o
Trelby, mas ele tem três erros: o de não considerar falas "voice over" e "off screen" nos relatórios de personagens; não conseguir dividir o texto em colunas para o caso de falas sobrepostas; e não poder compartilhar a edição (coisa que só programa versão pró consegue). Não sei se é algo que você manje, mas faz diferença até mesmo para roteiristas em começo de processo -- embora eu já tenha terminado três roteiros nele.
O do
LibreOffice é apenas um template, nao irá gerar relatório, e complica na hora de criar teclas de atalho para os estilos do template.
O do
Celtx já foi legalzinho uns anos atrás, mas hoje ele é voltado para produção e equipes multifuncionais (o que é bem bacana, mas não é meu caso); então acabou sendo substituído, em termos de funcionalidade proposta, pelo
Writer Duet, que você escreve online. Neste, o site dá direito a escrever três roteiros na plataforma, sem limite de tamanho e sem custo; depois cobram mensalidade.
https://writerduet.com/
Minha próxima aposta é
Fade In:
https://www.fadeinpro.com/
Tem pra Linux (baixei e funciona) e boa parte da versão gratuita cobre o que preciso -- ainda vou fuçar algumas funções.
É o bastante para criar portfolio e entrar nesse mercado :)
Mas a customização do XED, GEDIT etc. uma hora vai rolar.
Agradecido!