GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 25/02/2019 - 18:58h
Olá, boa noite.
a) Primeiramente, em relação ao Firewall, se estiver usando o UFW, faça o seguinte em um terminal:
$ sudo ufw allow 1714:1764/udp
$ sudo ufw allow 1714:1764/tcp
$ sudo ufw reload
Caso esteja usando outro Firewall, veja como habilitar o Connect aqui:
https://community.kde.org/KDEConnect#I_have_two_devices_running_KDE_Connect_on_the_same_network.2C_b...
b) Em relação à conexão via cabo USB: posso afirmar por experiência própria (inclusive esse foi um dos motivos que me afastaram do Plasma) que nas versões um pouco mais antigas da interface esse recurso não funciona adequadamente. Você pode tentar procurar nos repositórios do Ubuntu se há algum pacote "kio-extras" e instalar, porém no meu caso em particular não funcionava.
No Arch, após receber a atualização para as versões do Plasma 5.14 e mais recentemente 5.15, está funcionando, porém tive que ativar a "depuração USB" no smartphone e ainda tenho que seguir um padrão para que o Dolphin navegue nas pastas do meu celular: Conectar o cabo com o celular desbloqueado e o Dolphin aberto, em seguida clicar no celular em alguma opção do tipo "transferir arquivos" e então abrir as pastas pelo ícone no canto inferior esquerdo do Dolphin.
Por incrível que possa parecer, se eu conectar o cabo e clicar na notificação que o Plasma exibe na barra de tarefas pra abrir as pastas do celular no Dolphin, ele dá erro e não consigo mais conectar na mesma sessão.
E vou além, mesmo nessas versões novas em que consegui efetivar a conexão, faltam bastantes melhoramentos. Por exemplo: se você copiar ou deletar arquivos dentro do seu smartphone, o Dolphin não atualiza a informação de quantidade de espaço utilizado/disponível. Não é possível também utilizar a pesquisa de arquivos do Dolphin dentro das pastas do smartphone. E por fim, nem no Dolphin e nem na central de notificações na barra de tarefas há uma opção para "desmontar" ou "remover" o celular quando vc quer desconectar. Você acaba tendo que puxar o cabo interrompendo abruptamente a conexão USB ou então tendo que esperar desligar o equipamento para então remover o celular.
Enfim, infelizmente no meu caso, a relação Android + KDE Plasma não vingou. Embora tenha o recurso do KDE Connect, às vezes eu preciso transferir uma quantidade maior de arquivos e com mais rapidez, caso em que um cabo USB ainda é imbatível a meu ver.
Ps.: atualmente uso Gnome e no Nautilus não tenho qualquer problema em acessar meu celular e navegar pelas pastas do mesmo. O mesmo ocorre usando Thunar do XFCE , o PacmanFM do LXDE, o Nemo do Cinnamon e o Caja do Mate.