Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 28/06/2017 - 19:37h
Também já passei por isso quando trabalhava de técnico autônomo, os conhecidos sempre pediam para "dar uma olhada" no computador deles.
Isso é cultural no Brasil. As pessoas ainda pensam que um profissional de informática não investiu tempo e dinheiro na sua formação e tem que atender de graça ou não pode cobrar muito.
Às vezes é culpa dos "picaretas", como na charge postada pelo listeiro_037:
http://vidadesuporte.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Suporte_1137.jpg
E é bem como o Ibere Campos disse na entrevista postada pelo fabricioita:
https://paulosantanna.com/2013/04/25/entrevista-com-ibere-campos-revista-pnp-sobre-mercado-de-ti/
"O talento humano nunca será substituído, mas infelizmente aqui no Brasil os técnicos de informática são pouco valorizados. É comum vermos notícias na grande imprensa dizendo que existem milhares de vagas de emprego não preenchidas, porque faltam profissionais. Isso decididamente não é verdade, o que acontece é que as empresas querem profissionais altamente qualificados, que falem dois ou mais idiomas, com faculdade, pós-graduação, vários cursos de especialização e diversas certificações, e querem pagar dois ou três salários mínimos para esse profissional… Ou seja, querem um profissional de alto gabarito, mas que se forme às próprias custas, porém que aceite trabalhar por um salário igual ao de um servente de obra."
E daí o sujeito esconde parte das suas habilidades para não ter que ficar negando toda hora um atendimento que sabidamente querem de graça.
Mas quando você vai num advogado, num médico, etc, ele irá cobrar pela consulta. Não vejo porque tem que ser diferente para o profissional de informática. É cultural.