Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 21/04/2018 - 11:27h
Tio_do_Toldo escreveu:
Tecnicamente falando, existem diferentes distribuições Linux porque não existe ainda um sistema operacional perfeito. O mais adequado para todos os casos/necessidades. Universal. O pic* das galáxias.
Não foi criado/aperfeiçoado ainda o perfeito shell, gerenciador de pacotes, biblioteca padrão, init, gerenciador de arquivos, etc. O próprio kernel Linux entra na conversa. Então não dá para existir uma distribuição soberana por conta da própria imperfeição da tecnologia atual.
O que serve para o Zé do desktop pode não servir para o Tonho do servidor, ou o Tião da segurança da informação. Diferentes necessidades exigem diferentes combinações de ferramentas/componentes.
Existem milhares de outros motivos de cunho pragmático, ideológico/filosófico e comercial para não haver uma única distribuição; mas o principal mesmo é o supracitado.
A não ser que exista uma distro que se divida em subdistros com características específicas pra abocanhar cada tipo de usuário.
Uma distro pra novatos, uma distro pra quem trabalha com segurança, tipo pentest, uma distro pra servidores, uma distro pra usuários avançados em X ou Y.
O que chega mais perto disso acho que é o Ubuntu ou RHEL, mas teria que ser algo grandioso e bem feito.