lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 21/09/2012 - 20:38h
danniel-lara escreveu:
(...)
lcavalheiro: eu aprendi mesmo a usar linux na época que eu ainda usava internet discada
imagina o que eu tive que aprender hehehe noite e noite
mas isso foi o meu maior aprendizado
Sabe por que eu uso Software Livre ?
por que eu tenho controle sobre o Software se eu não gostei eu tenho a liberdade de alterar o que eu quiser , melhorar , distribuir com a alteração feita
Eu aprendi GNU / Linux tem apenas três anos. Na época eu ainda prestava serviços como técnico em telecomunicações (na verdade, esse foi o último serviço que fiz nessa área da qual eu já estava afastado havia três anos) e um amigo me chamou para fazer o laboratório de informática de uma ONG na favela do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. Quando eu chego no tal laboratório, o que havia eram 8 P2 500MHZ com 256MB de RAM, literalmente em estado de sucata, doados pelo Banco do Brasil, e a responsável pela ONG disse que queria trabalhar com GNU / Linux porque não tinha como pagar pelas licenças do Windows. Eu falei pra ela: OK, me dá uma semana. Sentei na frente do computador, puxei no Google, achei o VOL aqui, aprendi sobre o Slackware (a única grande distro que minha pesquisa indicou que funcionaria nesse cenário), formatei meu computador Windows e taquei o Slack pra praticar (pro desespero da minha irmã). Em uma semana aprendi o necessário para recompilar todos os pacotes que eu precisaria pra adaptar a distro aos computadores. Fiquei uma semana saindo de Duque de Caxias para o Vidigal (mais ou menos sair de Porto Alegre pra Rio Grande) todo dia e ficando 12, 16 horas por dia na sede da ONG. Mas no final valeu a pena, consegui fazer o milagre em uma máquina. O que eu fiz com o resto? Usei o dd e copiei o conteúdo do HD instalado pros HDs em branco, usando uma dica daqui do VOL como referência.
Depois disso nunca mais quis saber de Windows, embora eu mantenha sempre uma estação de jogos porque sou gamer convicto e nunca gostei do Wine ou do PlayOnLinux (hoje em dia eu tenho máquinas atuais, sempre operei em hardware modesto). Foi nessa época que eu me formei em Filosofia, e comecei a dar aulas em quatro escolas. Mais ou menos nessa época decidi que queria aprender FreeBSD, e fiquei dois meses escovando uns bits nele. Depois fucei o Debian, tanto o Linux quanto o HURD, e agora eu brinco um pouco no Ubuntu. Isso tudo dando aula em quatro escolas e dando atenção pra noiva (hoje esposa).
Tenho hoje em dia uns 3,5k alunos, trato pelo menos 2k deles pelo nome, uma esposa feliz com o marido que tem (apesar de algumas manias minhas), sou RPGista ainda na ativa, sou membro de um motoclube que realiza viagens regulares e ainda estou entre os top 10 do VOL. E no meu note tem o Ubuntu, mas estou planejando abrir um espaço pro FreeBSD nele (o capeta vicia rsrsrs).
Por que gosto de software livre? Porque nele eu sou livre pra fazer o diabo que eu quero, mas pra fazer esse diabo eu preciso saber mexer nele, né?
EDIT: e apesar de não parecer, eu não sou aficcionado por informática. Eu apenas gosto de saber usar as minhas coisas.