SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 09/11/2020 - 23:52h
É o seguinte, vim só relatar algo aqui que observei, e dizer pra você que é pai, mãe ou avós de uma criança.
Estava eu no sábado sem fazer nada depois do almoço e veio aqui em casa um moleque de 10 anos, que também tava sem fazer nada.
Esse menino eu tinha dado a ele:
-um caderno de desenho novinho
-uma caixa de tinta guache com 6 cores (podendo misturá-las para ter mais)
-massa de modelar
Até ai nada de mais, coisa pra criança mesmo. Acontece que algo me chamou atenção: eu fui olhar o caderno de desenho dele e havia somente um desenho genérico de uma casa, rabiscada de tinta com o dedo. Sabe aquelas casinhas sem graça que qualquer adulto faz? Então, esse menino só fez uma dessas.
Mas você pode pensar: e daí, qual o problema?
--meus amigos da terra! Existe muitos problemas envolvido nisso.
Isso é sinal de criança que não usa a imaginação pra nada! Nem mesmo pra brincar.
Vamos supor aqui uma analogia:
-você tem uma ferrari na sua garagem (imaginação), mas você não usa ela porque não quer sujar o carro, ou por algum outro motivo, como você tem medo de ser roubado. Mas, o carro parado sem uso, vai envelhecer mesmo assim e perder valor. No caso dessa criança, ele vai crescer e sem um uso adequado de imaginação, vai se transformar em mais um consumidor compulsivo de mídias, tipo, facebook, youtube, músicas como a maioria dos funks.
Meu Deus, será que ninguém não vê nada de mal nisso? Estão matando a imaginação dos futuros solucionadores de problemas!
Deve ser esse um dos motivos pra não existir tantos "gênios" na atualidade (não estou contando com você, Olavo de Carvalho)
"Ah, mas meu filho/filha sabe usar o pc mais que eu, ele(a) é bem inteligente."
Acredita mesmo nisso? Pois faz o seguinte, faz essa pergunta pra ele(a):
--Você é um pedreiro e trabalha de 7h às 20h. Seu amigo que trabalha a mesma hora que você
mas ganha quase 10 vezes mais que você. Mostre porque há uma diferença tão absurda entre
vocês e como você poderia mudar isso.
Se seu queridinho não souber lhe dizer, é justamente porque ele não sabe usar a imaginação, nem pra achar solução num problema simples.
"Ah, mas video game estimula a imaginação, meu filho(a) joga só jogo que mexe com o cérebro"
Outro engano! Jogos sozinhos não são o bastante pra ensinar coisa nenhuma a qualquer pessoa. Sem estudo, sem esforço mental, não há aprendizado, não há construção de conhecimento.
Esse moleque vizinho que citei mais cedo, ele joga muito no celular, como muitas crianças, a mãe dele, dá o celular e não controla o uso, por isso está desse jeito. E olha que está crescendo o irmão dele indo pelo mesmo caminho.
Eu fico muito triste de ver essas crianças assim, crescendo sem ter um aproveitamento criativo mais adequado. É uma pena mesmo. Eu espero fazer algo pra amenizar esse tipo de coisa, talvez eu escreva algum artigo com ideias de solução contra isso.
Mas sério, você que é pai/mãe/avô, nunca percebeu a falta de criatividade de seus filhos ou netos?
E olha que eu citei só um caso, não contei de outros moleques que também estão na mesma situação. Em geral, eu observo mais na vizinhança o mesmo padrão de falta de criatividade/imaginação em crianças e préadolescentes.