Henrique-RJ
(usa Outra)
Enviado em 19/04/2019 - 07:30h
pinduvoz escreveu:
Já há alguma concorrência com os nossos Correios, vinda das empresas de transporte e logística que trabalham para grandes vendedores sem lojas, ou seja, para os que vendem pela internet.
O serviço dos Correios tem um lado social que precisamos levar em consideração. Ainda que esse lado social esteja se extinguindo, pois estamos em tempos de celulares, torpedos e WhatsApp, ele ainda não morreu num país continental como é o nosso.
Não sou contra a privatização, mas o que come o "lucro" dos Correios é exatamente o lado social que não será assumido pela iniciativa privada (empresario não é bonzinho, como bem sabemos).
Vamos lá tentar quebrar de novo esses malditos conceitos alienígenas que chegam aqui de para-quedas sem que ninguém questiona pois estão todos comprados $$$$.
Dizem que a concorrência é benéfica e coisa e tal e aí pergunto e quando fazem essas coisas de cartel, truste, holding o diabo por baixo dos panos sem ninguém perceber e os preços ficam todos parecidos ou são do mesmo tipo ?
E quando esses novos concorrentes enfiam seus custos na conta do Estado isto é, vão parar no seu bolso, no seu sangue via imposto ?
https://www.estudopratico.com.br/cartel-truste-e-holding-o-que-sao/
fabio escreveu:
Isso considerando o monopólio da grande empresa privada. Ao meu ver a principal questão não é estatal vs iniciativa privada e sim monopólio vs livre mercado. Se a empresa tem concorrência, aí sim ela tem que se preocupar com o consumidor, sem tua fidelidade ela quebra. Isso ocorreu com os serviços de telefonia, está ocorrendo nos serviços de banda larga, recentemente nos serviços de transporte urbano (até o Uber já ganhou concorrência do 99) e por aí vai.
Se por exemplo, privatizarem a Petrobras e ela continuar com o monopólio, realmente não irá adiantar muito. Mas veja o que ocorre nos EUA, você tem centenas de empresas no ramo de exploração e distribuição de combustível. Isso fica bom pra todo mundo, desde ao consumidor até o empregado. Um engenheiro de gás e petróleo no Brasil só tem um lugar pra trabalhar, se tiver insatisfeito não tem opção, já nos EUA ele tem centenas de lugares pra distribuir currículo.
Um empresa gigante como a Petrobras pode muito bem ser bem administrada a ponto de gerar só felicidade para o país e claro que isso nunca foi interessante para as concorrentes estrangeiras pois ela passa a entrar em seus mercados no mundo ( vide o recente caso da Boing e da Embraer só como exemplo ).
Petrobras não é só " preço alto x baixo ", é muito mas muito mais que isso assim como outras estatais importantes mas claro que devem existir aquelas que não servem pra nada a não ser comer recursos públicos e que nenhuma iniciativa privada se quer quer.
Então, a Petrobras pode muito bem oferecer preços baixos acredito eu se bem administrada o que pode demandar tempo com reestruturação e muito mais etc etc etc. O que não se pode é por RAPOSAS cuidando dela.
Amigo, cuidado especial em querer comparar os EUA com isto aqui. EUA é a MAIOR POTENCIA DO PLANETA TERRA e o Brasil um país paupérrimo do terceiro mundo como tantos outros dominados. Só pra você ter uma ideia, junte todas as empresas da Bolsa de Valores e o valor delas junto não dá uma APPLE americana.