Henrique-RJ
(usa Outra)
Enviado em 19/04/2019 - 12:30h
Pebis escreveu:
Henrique-RJ escreveu:
O problema não é politizar e sim talvez politizar com a má política tradicional. Na época do governo do FHC já aconteceu uma experiência importante que deveria ter sido aprendida. Eu via o pessoal da Caixa Econômica aqui no Rio nervoso e correndo por resultados e no caso dos Correios acho que foi nessa época que criaram inclusive os produtos SEDEX, SEDEX 10 etc etc
Esse é o problema, vivemos a política tradicional, o povo vota mal, continua dando moral a esquerdistas, o Congresso Nacional e o Senado comprovam isso.
O atual governo tem varias pastas ocupadas por militares da reserva de alta patente, então já não estamos com aquela política tradicional tão atuante a qual inclusive parece estar passando por um processo de reeducação.
Pebis escreveu:
Lucros de estatais são chamados de superávits e vão direto para o Tesouro Nacional que vai pagar o médico que vai te atender no hospital público quando você estiver doente ou te fornecer crédito para você investir em sua pequena indústria É o que chamo de capital nacional, riqueza nacional, não é dinheiro do FMI ou do raio que o parta.
Não vão, esse é outro problema.
Agora estão indo cada vez mais para o Tesouro sim. Vai concordar comigo que não se tem mais aquela quadrilha que havia antes ainda que um ou outro possa ser suspeito mas logo é investigado/grampeado.
Pebis escreveu:
A Oi foi privatizada e está com uma dívida colossal querendo achar investidores interessados nela e até hoje enrolando a dívida com o governo já querendo meter dinheiro para não quebrar boa parte do sistema telefônico com milhares de desempregados pelo país ( quase quase fez o mesmo com a Ford lá em São Paulo por estes dias só que teve a sorte de outra assumir mas ainda desconfio que tomou " empréstimo " do governo federal isto é, o seu dinheiro ).
Aí a empresa privada que não der conta do serviço será substituída por outras
Bom, até nos EUA que é a meca do capitalismo, a Ford necessitou de vultosa ajuda financeira do governo para se manter assim como alguns bancos privados na crise de 2008.
E acabei de dar o exemplo recente da Ford aqui que ocorreu ainda neste mês.
Pebis escreveu:
Deve-se tirar o poder do governo de indicações políticas aí talvez as Estatais andem com as próprias pernas, porque por enquanto dependem de dinheiro público para sobreviverem (nem todas, sei disso)
O governo atual já vem fazendo isso, procurando colocar presidentes com perfil técnico e a Petrobras é um exemplo ( ainda que eu não veja com bons olhos e chefe dessa estatal com perfil tão privativista ) assim como nos Correios etc etc
E as grandes estatais têm gerado superavit ainda que tenham obtido alguns empréstimos junto ao BNDES ou ao Tesouro mas têm pago as prestações dos mesmos.
Sinto que têm muita dificuldade de libertar desse MANTRA que botaram por tantos anos nas cabeças de vocês de que privatizar é a solução de todos os males e não é. É ótimo para o capital estrangeiro sem pátria tomar o patrimônio brasileiro de graça e maximizar seus lucros como nunca antes na história.
Ano passado vi um professor dar uma aula rápida em um vídeo no YouTube mostrando como a Administração Pública mudou com o passar das décadas hoje incorporando conceitos do setor privado voltados para a produtividade, eficiência. Mas esta administração moderna parece que ainda não foi plenamente adotada no setor público brasileiro.
Agora, a economia nem precisaria de tanto para voltar ao que era antes penso eu. Acredito que bastaria oferecer de algum crédito fácil á população mas com a condição de que honrassem parcelas de suas dívidas anteriores lentamente e que o novo crédito oferecido tivesse que ser quitado em não muitas parcelas até poder ter acesso a novo crédito. Isto para evitar o mergulho em mais uma crise como a atual que começou exatamente pelo crédito desgovernado, acredito.
Agora por favor, eu não vou ficar repetindo tudo isto aqui toda a hora, pow. Já andaram reclamando aqui no fórum que eu fico escrevendo uma biblioteca sem fim .... kkkkkk