tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 18/05/2024 - 17:05h
Giovanni_Menezes escreveu:
até mesmo usuários que simplesmente ignoram procedimentos solicitados por quem está tentando ajudar...
Realmente é algo que não da para entender, e se trata de uma coisa frequente, alguns usuários simplesmente desaparecem sem dar qualquer feedback a respeito do próprio problema.
Esses novos usuários não tem as boas praticas que os antigos tem, é uma geração de usuário *linux com uma mentalidade formada por gente com preceitos bastante questionáveis.
Quem é da época das comunidades do orkut sabe, você tem que primeiro pesquisar sobre o problema no fórum, para depois
pedir a ajuda em tópicos, dar o feedback, e, mesmo que não encontre a resposta aqui, o bom costume manda você retornar
ao local onde pediu ajuda e relatar como conseguiu solucionar o problema.
A verdade é que temos uma nova geração de usuários totalmente alienada, fruto de séries de tv "hackers" blogs e vlogs com
ideias tão ou mais questionáveis quanto as deles. Hoje temos uma nova safra de usuários que fica totalmente tranquila
em sair instalando tudo que é ppa e snaps da vida sem o menor peso na consciência, e isso foi incentivado por muita gente!
Esse problema é só a ponta do iceberg, o problema dos novatos é de formação!
https://odysee.com/@sabotagem:b
Eu acompanhava a Linux Brasil (do saudoso cav3ira) e algumas outras comunidades da época, e me lembro que já existia usuários que não pesquisavam direito e criavam tópico a rodo. Porém, o tratamento com esses usuários era outro.
A diferença é que existia um consenso nas comunidades de Linux, de que usuário iniciante deveria aprender Linux "de verdade" lendo man pages, mensagens de erros, e praticando por conta própria. E se criasse um tópico pedindo ajuda sem ter pesquisado, era avacalhado por usuários veteranos (os tais "xitas").
Hoje em dia ninguém pega no pé de usuário iniciante, dizendo que precisa aprender a pesquisar antes de sair criando tópicos. E o resultado praticamente é esse; usuário iniciante esperando resposta de mão beijada.
Bons tempos quando usuário sabia ler mensagens de erro. Em muitas casos, a solução do problema está na própria mensagem de erro.