removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/10/2020 - 12:43h
Giovanni_Menezes escreveu:
Eu não sei como o pessoal viajou nessa onda, quem lanço esse boato de Windows com kernel Linux foi o "latrinadotux" já a uns 2 anos ou mais, esse Eric Raymond é outro brisado que confunde imaginação com realidade, discurso com agenda, e tem gente que leva aquela fábula da catedral e o bazar como algo sério. O nível critico na comunidade gnu/linux anda caindo, vamos ficar mais espertos!
izaias escreveu:
Sendo o kernel Linux livre, até parece que a MS já não tenha tentado, e vai saber se já não tem, um Windows Linux-based!!! :)
Eu tenho informações de fonte confiável que essa variação já existe! Agora se vão lançar, é ooooooutra história.
O WSL 2 chegou em um nível tão alto que as especulações sobre o Windows com kernel Linux ficaram em alta, e por isso também achei que essa história teria algum fundamento.
Como já testei o WSL2, posso enumerar algumas vantagens:
1) Consegue rodar apps X11 (instalando algum client X11 no Windows, como o X410). Ou seja, eu posso instalar o GIMP no WSL2 e executá-lo como se fosse um aplicativo nativo do Windows;
2) Consegue rodar aplicações complexas como o docker;
3) Mapeamento de portas automático. Ou seja, se eu subir um serviço apache no WSL2 consigo acessá-lo no Windows pelo localhost.
4) Desempenho quase igual ao nativo.
5) Acessa partições Windows de forma fácil, embora o desempenho seja ruim por estar rodando no sistema de arquivos NTFS;
6) Consegue executar aplicações Windows também. Ou seja, eu consigo rodar o comando
"explorer.exe ." pelo WSL2 que abrirá o explorer na pasta atual; Ou também o comando
"notepad.exe /etc/fstab" que abrirá o Notepad com o arquivo fstab;
O WSL2 é uma máquina virtual leve (escalável) que utiliza uma partição ext4 e que fica visível na rede (montada), com integração quase perfeita com o Windows.
E tem mais coisas que a Microsoft vai incluir nessa brincadeira: suporte nativo para aplicações gráficas via wayland (sim, a Microsoft está codando com wayland!), e acesso direto a GPU através do directx (vai ter alguma "libdirectx" no WSL2).
Olhando por esse lado, parece mesmo que a Microsoft estaria abandonando o kernel NT para usar o kernel linux...