SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 08/08/2021 - 16:02h
Buckminster escreveu:
Essa analogia que tu fez entre corpo e alma e a TV é somente uma analogia, mas entendi. Porém, a imagem da TV vem de uma forma física, frequências, etc; e a alma vem de uma forma física?
Não sabemos.
Mas buckminster, eu venho dizendo desde o começo que a alma é imortal, porque ela é energia. O Exemplo da tv serve pra ilustrar como é o que eu estou tentando explicar.
Esta parte considero importante:
"Deixa eu reexplicar: se esta ideia Deus é na realidade a gente mesmo e a gente somos ele, onde está a individualidade? A individualidade só existe a partir da manifestação via matéria, assim que a energia (o eu) é recebida pelo corpo (TV)
ela ganha "forma", ou melhor, ganha individualidade."
Se a individualidade só existe a partir da manifestação da matéria, então quando morremos deixamos de ter individualidade?
E antes de nascermos fisicamente não éramos individualidade?
E como você ou qualquer ser humano sabe disso?
Caso você ou qualquer ser humano soubesse disso você ou esse ser humano seria Deus ou seria a origem da fonte de energia.
Deixa eu reexplicar o que eu quis dizer com a individualidade se manistar na matéria: por exemplo, pegue ai um bloco de mámore, você pode dizer que esse bloco é uma estátua de um humano? Com certeza não. Agora, pegue esse mesmo bloco, então, dê pra um artesão modelar uma estátua humana dele, por fimm o artesão criará a forma humana a partir do bloco bruto de mármore. O que eu quero dizer com isso é: em essência, somos como o bloco e nossas experiência na uso da matéria (corpo) é nosso artesão, e então, elas nos modificam infinitamente, ou melhor, enquanto estivermos na matéria seremos modificados pela experiência de vida. Cada mommento que estamos aqui seremos então lapidados mais um pouco, até que vai chegar nossa morte e será o máximo que conseguiremos ser lapidados nesta vida. Ok, mas e vai se perder toda minha lapidação/individualidade com a morte? De jeito nenhum, pois as lapidações não atingem apenas o corpo mas a energia que dá vida ao corpo, e esta é o que eu chamo de alma (a energia). Na física existe o príncipio que: a energia não pode ser criada e nem destruida, é apenas transformada. Levando isso pra nossa conversa, o que eu me refiro com a "lapidação" é a transformação de energia da alma. Platão chegraria a essa conclusão sobre alma e energia se ele tivesse tido conhecimento para isso, mas como ele não tinha, fez o possível pra explicar o que ele tinha entendido.
No caso do pintor, que é outra analogia, de onde veio a idéia do pintor o quadro?
E por que ele teve a idéia de pintar exatamente cada quadro de forma diferente?
Não sabemos.
Mas é justamente isso onde entra o que falei do ponto de vista. Vamos trocar um pouco os papéis, chame o pintor de Deus, e o quadro branco como o lugar onde Deus fez o universo. Pergunta: o que existia antes de Deus pintar algo no universo? Apenas a ideia do universo na "cabeça" de Deus. É isso que eu tô dizendo com estar no mundo das ideias e estar no mmundo da ação. Agora troque os papeis de novo, você será Deus e vai criar o universo, pergunta: onde está o universo nesse momento, antes de ser criado? A resposta óbvia é, na sua cabeça! Vou tentar ser mais claro, imagine que você é Deus, onde está todas as coisas que vão existir? Está tudo em você. E o que ainda não existe no mundo da ação, tammbém está em você. Sabe por quê? Porque essa energia total que eu falo, é de lá que vem todas as ideias, e por tanto, ttudo que existiu, existe e existirá vem dela, ou seja, vem da energia. Somos apenas manifestação de energia, e sendo isso, somos por definição, imortais em essência.
"Penso, logo existo", isso é Descartes.
E se invertemos: "Existo, logo penso".
Na realidade primeiro existimos, nascemos para depois pensar ou já estávamos pensando no mundo das idéias e depois nascemos?
Não sabemos.
O que sabemos é que primeiro nascemos fisicamente e depois sabemos que pensamos e não o contrário.
Discordo buckminster. Como eu venho repetindo, a alma é enrgia, essa energia vem de uma energia maior, a energia total. Então, se somos isso, por definição nós também somos a energia total, e não apenas parte dela. É difícil eu explicar escrevendo, eu entendo isso e faz sentido pra mim, só não achei um jeito de explicar isso pra outras pessoas entenderem rsrsrs
É perigoso considerar o conceito Deus como uma fonte de energia, mas não me julgue um fanático religioso, pois como eu já disse, crença e crença religiosa são coisas diferentes.
Não sabemos se existe Deus ou se existe uma fonte de energia, isso é abstração, imaginação.
O fato de eu acreditar em Deus não me torna um fanático religioso. E o fato de eu não acreditar em Deus não me torna um filósofo metafísico.
Mas é justamente energia que é o que se chama Deus, buckminster. Veja bem, energia está por toda parte, você mesmo é feito de energia. Energia aqui não me refiro a somente elétrons e afins, mas veja bem que você também é manifestação de elétrons pelo seu corpo. As células internamente usam elétrons nas mitocôndrias.
VOcê precisa comer pra sobreviver, comer aqui é apenas acumulo de energia para manutenção do corpo. Então, por essas questões simples, podemos concluir que há sim uma relação de energia entre o corpo (matéria) e a energia do ambiente.
Não li esse livro citado por você, mas vou ler, já baixei ele, porém, agora vou falar de acordo com meus conhecimentos e de acordo com o que você escreveu.
Como esse Bruce Lipton sabe como o pensamento se manifesta no corpo inteiro?
Isso é uma coisa que desde o início do mundo vem sendo discutida.
Bruce Lipton é um ser humano como nós dois.
Não quero ser leviano, mas no final do livro Bruce Lipton diz: "Eu uso o Psych-K™ em minha vida pessoal. Essas técnicas já me ajudaram a modificar várias de minhas crenças auto-limitadoras, inclusive a de que eu não seria capaz de terminar este livro. Hoje
posso dizer que você só tem este exemplar em mãos graças ao Psych-K™! Também passei a dar palestras com Rob. Em vez de sugerir à plateia que utilize técnicas de pensamento positivo e de força de vontade ao final, passo a palavra a ele."
No livro dele, ele explica direitinho como funciona o pensamento nas céllulas. No caso, ele se refere a uns receptores na superfície do núcleo da célula (não apenas humana). Ele diz que esses repectores são as "antenas" que captam a alma do ambiente, e como disse, alama é energia e por isso pode ser detectada.
Isso me parece um livro de auto-ajuda. Porém, como eu disse, tenho de ler o livro todo.
O ser humano é muito complexo, criar "técnicas" para modificar crenças me parece muito perigoso, parece-me manipulação de comportamento, como se existisse um "manual do ser humano". Talvez nem Bruce Lipton percebeu isso. Talvez a intenção dele foi boa, quis ajudar os outros.
Mas não é livro de auto ajuda, é um livro que explica como a alma se conecta ao corpo, tudo isso com biologia. Como tu não rejeitou minha indicação, vou te indicar mais algumas coisas pra tu olhar, pois, nos últimos anos, o "mundo das ideias" tem se mostrado cada vez mais próximo do da ação:
https://near-death.com/mellen-thomas-benedict/
Essa é uma eqm (experiência quase-morte) de um cara que viu muitas coisas do outro lado.
https://www.youtube.com/channel/UC3NLkn1vW9IMbg9Gl6mHnZA
Canal "Afinal, o que somos nós?" neste canal pessoas comuns contam sobre suas experiências de quase morte.
É daqui que eu tirei a maior parte do que eu disse aqui. Veja ela e tire suas próprias conclusões.
"E o tal "Deus" pode ser considerado como a energia total."
Isso resulta em descrença total, confusão mental.
Existe uma coisa chamada "movimento circular" ou "movimento infinito". É o seguinte: independentemente se existe Deus ou uma energia total, de onde veio Deus ou essa energia total?
Percebe?
Buckminster, valeu ai pela conversa, é tipo um desabafo pra mim rsrsrs, não conheço ninguém capaz de racicionar sobre essas minhas ideias que não seja eu mesmo.
Fico feliz de que tu tenha entendido a maior parte do que eu disse.
Deixa eu ver se consigo explicar pra ti sobre isso.
Na física, existe o conceito de que a energia não é criada e nem destruida, ou seja, pode-se apenas transformá-la.
O que significa? Que o conceito "criar" não vale para a energia, pois, ela sempre existiu, compreende isso?
E o que eu quero dizer com alma ser energia, é isso, que sempre existiu alma, mesmo antes desse universo, mesmo depois dele, sempre existirá alma, pois é apenas isso: energia.
Agora, se Deus existe, quem criou Deus?
Como eu te falei, o tal Deus das religiões, é apenas a energia total, ele sempre existiu, o que significa que nunca houve um início como a gente entende as coisas.
Pegue ai o exemplo do pintor e do quadro:
quem criou o pintor?
Eu pergunto de novo: como você vai usar algo que está dentro do quadro pra medir o pintor?
Exemplo, vamos pegar os jogos, pegue ai o super mario world. O que é o mário pra você mesmo, buckminster? Nada mais que um personagem controlável do jogo super mario. O que é a realidade do mário? O jogo,a princesa, o yoshi, tudo isso pra ele é o que é real pra você, entende? Sua realidade, é diferente da realidade do mário.
E como você conclui que você é mais real que o próprio mário?
Baseado somente nos elemtnos da sua própria realidade, ou seja, baseado que você tem um corpo, que é você que controla o mário, que é você que tem o video game que liga e desliga a realidade do mário a qualquer momento.
Agora volte pro exemplo do pintor:
quem é mais real: você que está dentro do quadro, ou o pintor que está fora dele?
Como você sabe que o pintor existe se ele não faz partte da sua realidade?
VOcê como figura desenhada, só vai poder seguir o que o pintor desenhar, e o que o pintor desenhar será tão real pra você, mas o pintor sabe que a sua realidade não passa de uma ilusão, de uma imagem falsa.
Exemplo de novo:
Supondo que o pintor (Deus) desenhou você dentro da sua casa. VOcê olha pra fora e diz: isso é real. VOcê olha pro seu corpo e diz: isso é real. Você olha pros seus filhos e diz: isso é real.
Pergunta: como você tem certeza de que sua própria realidade é real? Você só conhece esta realidade, mas não sabe a realidade do pintor, por isso, é fácil ver que estamos num mar de ignorância sem conhecer a realidade mais real que a nossa (a realidade do pintor).
Então, só pra concluir, qualquer elemento que você use dentro da sua própria realidade, foi o pintor que o criou. Por isso que, não dá pra ter certteza de quando você apareceu, quem criou o pintor, se é que alguém criou o pintor. O pintor pode até mesmo se revelar pra você de alguma forma, mas será apenas como uma figura (jesus, buda, etc) desenhada dentro da sua realidade. O que estou dizendo é, a realidade do pintor, é totalmente incompreensível pra nossa realidade, pois o que temos são apenas "pistas" do traçado do pintor.
Vamos do início: de onde viemos e para onde vamos?
Deus criou o mundo, mas quem criou Deus?
Outro Deus maior do que ele?
Assim vamos num movimento circular infitinto e somente chegaremos numa confusão mental.
Por outro lado, a energia total criou o mundo!
É como eu disse ali mais cedo: é energia buckminster, não tem criação e nem pode ser destruida, só transformada. Vou falar aqui de forma mais pessoal, sobre o que eu entendo isso:
Como a alma é energia, e por definição, imortal, nós estamos aqui desde muito antes das coisas existirem.
E por quê não lembramos de onde viemos?
Vou falar um achismo meu e pode parecer coisa de espirita, apesar de eu não seguir religião nenhuma, mas creio em um Deus.
Estamos aqui porque não é permitido que a gente lembre do nosso passado, pois, não suportaríamos as m3rdas que fizemos antes de chegar nesta vida atual.
Como alma é energia, nosso corpo transforma essa energia, mas não cria nem detroi a alma.
Sendo assim, é perfeitamente possível que você nasça em outra vida depois de morrer. No livro "a biologia da crença", o autor explica como funciona esse mecanismo. justamente na parte onde ele dá o exemplo da TV. Só achei que devia ter sido melhor explicado porque vai deixar um pouco de dúvida na cabeça de gente mais leiga.
E quem ou o quê criou essa energia total?
Outra energia total maior do que ela?
Voltamos ao movimento circular infinito e à confusão mental.
Como eu disse, energia não pode ser criada nem destruida, isso tá na física, por isso, é de se supor que a energia sempre existiu, não teve começo nem e nem fim, pois o que vai mudar é apenas a transformação. Exemplo, dependendo da energia aplicada, você pode modificar um bloco de marmore e trasnformá-lo em pedaços sem qualquer significado hummano, seriam apenas pedaços desconexos. Agora, dêum bloco de mármore pra um artesão e verá a bela figura que ele vai tirar de dentro dele. Isso é apenas energia se transformando, não sendo criada e nem destruida.
Esta parte:
"É um bom livro pra entender sobre o que é alma sem cair em fanatismo religioso ou fazer malabarismo metafísico."
Você está relacionando duas coisas (fanatismo religioso e malabarismo metafísico) que não tem relação nesse caso.
O que é fanatismo religioso?
O que é malabarismo metafísico?
Cada religião tem seus dogmas e doutrinas, cada filósofo tem, grosso modo, sua metafísica, mas o que são essas duas coisas em si na realidade?
Pode ser que essas duas coisas tenham alguma relação, mas qual é essa relação?
QUando ao fanatismo, eu tava me referindo a certos amigos meus que são cristãos e repudiam qualquer explicação que não esteja dentro da bíblia. Eles tratam esse livro como verdade absoluta e inegável. Qualquer novo conhecimento fora da biblia, eles dizem que: é coisa do capeta, satanás está influenciando o muhndo. Ou coisas assim que eles dizem.
Já ao malabarismo, eu me refiro a uso excessivo da lógica pra encaixar as coisas, digo, por exemplo: eu posso ficar aqui repetindo um monte de palavras pra você e mesmo assim isso não fazer sentido científico e nem real no mundo da ação. Agora, se eu explico pra você que a célula do seu corpo, exatamente no envolttório do núcleo, existem receptores que captam a alma do ambiente, ai sim você pode tentar comprovar o que estou dizendo, é ai que caímos no cientifismo.
Acredito em Deus, numa certa época da minha vida nem pensava nisso, mas vamos vivendo, tendo conhecimento e vamos mudando até chegarmos num ponto de termos alguma certeza em algumas coisas.
Eu também creio em Deus. Deixei de ser ateu em 2017, acho. Passei quase 8 anos assim, enchendo o saco falando de ciência e contra Deus rsrsrs
Vai chegar o momento da decisão da questão: Deus existe? Será o início de outra era na humanidade, eu quero estar aqui pra ver isso, nem que seja numa próxima vida. Como disse ali na eqm o mellen thomas: "quando a ciência descobrir que o espaço vazio entre os elétrons e o núecleo existe, eles o chamrão de Deus"
Se quiser ver algo interessante: pergunte a um físico o que acontece com um fóton quando ele bate na nuvem de elétrons de um átomom? Ele pode dizer algo como ele é refletido, mas não é, o fóton simplesmente desaparece por uns instante e so ai depois de uns microsegundos é enfim refletido.