hugogpd
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/12/2011 - 11:10h
Sou programador - (professor de História) e um bom leitor de pedagogia.
(O que isso quer dizer? Nada!) Mas pelo menos digo que lido com todo tipo de gente - desde criançinhas à a gente que acha que é empreendedor e quer reinventar a roda.
Tenho coisas três simples a dizer. são três os motivos pelos quais nossa juventude tem algumas diferenças em relação
à gerações passadas.
Modernidade liquida. (conceito de Bauman) - total esvaziamento ideológico da sociedade (geral mesmo). Um jeito bonito de falar sobre relativismo dos ideais.
Podemos tudo e nada ao mesmo tempo. No capitalismo pós-moderno (alguns falam em outros modelos que já estão em vigor, que já não vivemos no capitalismo, mas algo diferente (ainda indefinido), em que dizemos que as pessoas tem possibilidades que na verdade não tem, um mundo pautado na ilusão e no poder de iludir. (inconscientemente as pessoas não teriam esperança).
Falta de politicas e incentivos aos jovens. (este incide diretamente na vida do jovem), o jovem está abandonado. Não há nenhuma atitude por parte de autoridades, sociedades civís e mesmo dos jovens para se desenvolver como ser humano. Quando há uma tentativa acontece o que aconteceu na desocupação da USP, e retomamos ao clico que remete o jovem nos dois problemas anteriores.
(Isso vou utilizar em uma dissertação de mestrado, mas ta no projeto ainda).
Reformulando.
Não acho que o jovem não tenha seus ideais e que não tem perspectiva de sonhar, digo que apenas ele é lançado pelo problema três nesses aspectos. (Isso também não é uma formula, apenas um a simplificação).