spylinux
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 13/01/2016 - 00:54h
Não vou discorrer mto diretamente ao mito da caverna, mas um pouco sobre esta questão de estar preso, ou se sentir preso...
Não somente as pessoas, mas até os animais, são seres movidos por costumes e hábitos, e mudanças em seu cotidiano são sempre complicadas...vou citar alguns exemplos curiosos(e até tristes) de como acontecem certas coisas...
Em zoológicos, antigamente qdo eram permitidos animais, os elefantes eram acorrentados em grandes troncos para não fugir nem machucar ninguem. O tempo passa, e o dono vai cortando o tronco, diminuindo sua altura...até q fique apenas um pedacinho de madeira com a corrente do elefante passada em volta.
Se o elefante quisesse, ele poderia sair dali facilmente, mas aquela imagem, aquele costume, paradigma, sei la, de q o tronco o prende ali, permanecerá pra sempre em sua mente, prendendo ele a algo inexistente.
Nossa mente é tão complexa...vou agora citar um exemplo de fantasia/ficção...Não sei se vcs já leram ou viram os filmes do Harry Potter. Se não me engano no sétimo livro, Harry Potter tem q entrar no banco dos duendes pra descer até um cofre guardado por um dragão, para pegar um objeto.
Ao chegar lá, o dragão tenta atacar eles, e um duende começa chacoalhar um objeto parecendo uma matraca, q faz muito barulho...ai perguntam pra ele: O Dragão tem medo do barulho?
O duende responde: Não...ele foi criado apanhando e ouvindo ao mesmo tempo este barulho, agora, toda vez q ele ouve este barulho, ele associa com dor, e recua, por q foi acostumado a isso.
Voltando ao exemplo dado do "mundo real" se falando do linux...é a mesma coisa...se pegarmos ao pé da letra usuários windows e dermos a eles uma distro com a aparencia 100% igual o windows, ele mesmo assim não gostará, terá resistencia, pq mesmo parecendo, não é igual, ele não mais se preocupará com cracks e seriais, com virus, com medo de clicar em links, com buscas longas atrás de aplicativos, travamentos, etc. Ele pode reclamar todo dia disso, mas é o q ele acostumou, aquilo é sua caverna, e ele tem medo do q pode ter fora dela.
A mesma coisa um usuário linux acostumado com distros out-of-box, faceis de usar...do dia pra noite encarar uma distro pelada como gentoo, arch, etc...é algo brusco, sai da zona de conforto da pessoa, e trás transtornos pra mente dela.
Enfrentar nossos medos, romper nossas barreiras, conseguir sair de nossas cavernas, nem sempre é fácil, e também nem sempre é necessário...
Me desculpem a resposta longa e insana, e talves até fora do escopo da pergunta, mas foi o q me veio à mente pra responder! Espero q o tópico renda respostas bem melhores q a minha...kkkk, o sono e a enxaqueca estão batendo, então não saiu algo mto interessante.
Abraços
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org