
SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 12/12/2025 - 12:27h
Essa é pra quem está estudando ciências da computação ou alguma outra faculdade de tecnologia.
Todo final de semestre sempre vejo aqui pelo vol perguntas mal feitas e mal pensadas sobre coisas de programação. Quando o site era mais bem acessado, chovia esse tipo de pergunta mais ou menos assim "[urgente] preciso de ajuda código em C", daí quando entrava no tópico, o sujeito não sabia nem mesmo formular a dúvida e tinhamos de executar a ball_of_crystal.exe que só funciona no windows e não roda pelo wine!
Nesse tipo de questão, sempre havia perguntas muito bobinhas, que seriam resolvidas apenas com a leitura e entendimento de conceitos simples de programação estruturada, como if, else, switch, etc. A pessoa entra num curso de tecnologia pra ser hacker e não sabe nem mesmo escrever! "Ah mas as universidades só formam burros!" disse o jumento que seguiu os conselhos de um senhor semi analfabeto que acreditava que a terra é plana e que morreu da mentira chinesa que foi a covid-19 (por favor, chute quem é ele).
Não se trata de problema com ideologia, mas a coisa é muito mais profunda:
--o aluno brasileiro em sua maioria não sabe como estudar, seja de faculdade, universidade pública, escola particular, ou mesmo aquela escolinha de fundo de quintal do interior de Deus me livre.
A verdade é essa ai, a pessoa acha que sabe como se virar e ai "não estuda pra aprender, estuda pra tirar nota" como diria o saudoso professor Pier. Senhor Pier que majestosamente falou tudo o que devia ter sido dito a respeito do assunto no livro Aprendendo Inteligência, os comportamentos são sempre os mesmos e da vida docente do senhor Pier, pra cá, não mudaram nenhum deles.
Vcs mesmos podem verificar nos fóruns, grupos, ou lista de email pessoas com as características que falei: não sabem formular um pergunta simples, não sabem usar comandos básicos como até mesmo atribuir uma variável, etc.
O pior é que a pessoa acha que PASSANDO DE SEMESTRE tudo vai mudar, tudo vai ficar as mil maravilhas nos próximos 6 meses, Jesus vai descer dos céus numa nuvem de algodão doce rosado e dar 10 pra todo mundo na matéria de laboratório de programação II. Por quê? Ora, porque "eu rezei o dia todo, fiz trezena, novena, enchi o bucho de hóstia, e até comi b0sta pra pagar promessa de passar nessa disciplina." Mas a verdade é que, todo esse tempo gasto pedindo, mendigando auxilio divino, teria sido melhor gasto lendo, relendo, raciocinando e escrevendo código a mão no caderno, não no pc. Por quê? Porque esse é o jeito correto de aprender rapidamente a programar, porque além de tudo, vc está forçando seu cérebro a pensar e saiba vc que digitar, é muito diferente de escrever em cadernos (tem estudos sobre isso e imagens que mostra a diferença no uso cerebral).
E por que ser reprovado é melhor que ser aprovado?
--porque se o aluno que não aprende m3rda nenhuma fosse reprovado, ele teria a chance de aprender melhor. Agora, quantos vc conhecem que DESEJAM ser reprovados porque sabem que estão com alta falha no conhecimento?
Eu conheci um desses na universidade que cursei, não um deles mas apenas 2 deles! E hoje essas pessoas têm alta habilidade em computação, porque foram honestas o suficiente pra aceitar a reprovação como forma de melhorar e crescer. Mas também conheci inversos diferente desses, conheci uma moça (coisa rara em computação) que simplesmente passou em cada disciplina de computação sem aprender nada! Ou seja, foi só na sorte e tirando nota! Na última vez em que falei com ela, tava com alta dificuldade de arrumar trabalho porque não sabia programa, gostava de tecnologia e tal, mas NÃO tinha habilidade pra essa área. Muito provavelmente hoje em dia deve ter feito outro curso porque não arrumou trabalho no ramo de tecnologia, e ai deve ter cometido os mesmos velhos erros de querer passar de semestre e tirar nota.
Infelizmente, essa moça é uma representante de uma boa parte da população brasileira, não sabem ser autodidata, não sabem pesquisar no google, não tem nem mesmo o hábito de ler qualquer coisa que seja em formato de papel, não escrevem, e não usam o cérebro que tem! Tá ali só pra dar vida a um corpo praticamente morto conceitualmente falando.
Esse tipo de coisa não significa que essas pessoas estão condenadas a serem assim pelo resto da vida, de forma alguma, na verdade a neuroplasticidade prova que somos todos capazes de mudar o nosso próprio destino! Ou seja, somos responsáveis pelo nosso próprio bem-estar, e não é o governo ou seu pai ou sua mãe que é responsável por vc mesmo! O f0da disso é que quando vc entra nesse loop de passar sem saber, vc mesmo não vê problema nenhum, vem a nota boa, vc se ilude que está tudo bem e então vc repete a mesma estratégia de estudos, e assim vai indo, continua sem saber nem mesmo criar uma simples ideia própria, ou pior, nem mesmo sabe escrever um poema se expressando pra uma pessoa que vc gosta, como aquele tal Iberê do manual do mundo que pede pro chatgpt dizer o quanto ele gosta da própria mãe porque é incapaz de escrever uma simples frase sentimental com o próprio punho!
Enfim, só observo isso e não adiciono mais nada!
______________________________
https://nerdki.blogspot.com.br/ acessa ai, é grátis!