Por que usar o Slackware?

1. Por que usar o Slackware?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2016 - 14:55h

Boa tarde,

E aí galera, navegando por aí encontrei um post de 2008 explicando de maneira rápida mas suficiente o por quê o uso do Slackware. Confesso que é a melhor distro Linux que já operei, aliás, melhor sistema operacional que já conheci!!!!

Vamos teclar sobre ele??

Marcos Fiszer, 09/11/2008:

O porquê de usar Slackware:

Navegando nas águas profundas e misteriosas da web com meu Slackware-Current numa tarde nublada de domingo,eis que me deparei com este excelente artigo,cuja idéia de reproduzir foi apenas de ajudar a divulgar um pouco mais o Slackware e o Linux de forma geral dando os devidos créditos ao autor do texto,do site:

http://www.hlegius.pro.br/category/linux/slackware/ ====> FORA DO AR!!!

Que reproduzo na íntegra logo abaixo:

"Salve!

Sempre que me perguntam qual distribuição Linux que uso, eu respondo Slackware. Nessa hora, as pessoas têm várias reações diferentes, mas três delas são as mais comuns:

* Não entendi, usa o quê ?
* Eita, Slackware ? Você é louco, meu!
* Slackware ? Nunca ouvi falar…

A partir daí, cada um fala uma coisa. Uns dizem: “pára meu, <> é mais fera e tal porque ela tem o pega-pacote que gerencia dependências e tal.” Ou então: “aah, Slackware não é estável. A distro <> é melhor, pois ela tem o <> SuperEstável Edition com o Kernel 2.2 que é super testado e tal.

As vezes até compensa falar que no Slackware é o administrador que informa o que deve ser feito, como vai ser feito, tudo de forma simples, estável e sem frescuras. Mas tem horas que é melhor deixar quieto, pois tem cada um viu …

Como a intenção não é falar mal das outras distros, vou tentar mostrar alguns pontos bons do Slackware:

1. Nome
Slackware: Slack = Preguiçoso
O nome já diz. Você é quem manda! Ele não faz nada além do que você pede.

2. Instalador
Nada de telinhas gráficas em 3D com várias imagens e resolução minima de 1024×768 com 32bits de cor. No Slackware, o instalador é em modo texto, porém, auto-explicativo, de fácil entendimento e não dá erro de instalação no meio do processo!

3. Gerenciador de boot
Nada contra o Grub, mas o Lilo que é default no Slackware, é o mais fácil de customizar e colocar para funcionar. Sem prompt, sem instalação problemática.

4. Kernel
O kernel padrão do Slackware é preparado para rodar em máquinas iguais ou superiores à um 486!! Na versão 10.0, o padrão era 386! Ou seja, roda em qualquer tipo de máquina sem frescuras.

5. Sistema de inicialização
O Slackware usa o padrão de inicialização BSD-style. Nada contra o SysV, usado inclusive por muitas distros, mas o BSD-style realmente é ótimo!

6. O init
Por padrão o Slackware vem com o init setado para 3. Mas mesmo vindo com esse runlevel, o sistema básico vem pronto para você logar e dar um startx. Depois você decide se vai colocar KDM/GDM/XDM(runlevel 4) ou continuar no runlevel 3. (1)

7. A organização
O Slackware possui seus scripts de inicialização e daemons tudo concentrado num canto só. Esse reduto dos daemons e init-scripts está localizado em /etc/rc.d/ Nada de um pouco em /etc/init.d; um pouco em /etc/rc.d; e até as vezes em /etc/init.d/rc.d/ :S

8. Gerenciamento de pacotes
Simples, direto, funcional e sem possíveis perdas de dados da base de pacotes. O Slackware usa o pkgtool para gerenciar pacotes, e entre os scripts incluidos nesse pacote estão:

# installpkg pacote_a_ser_instalado.tgz
# upgradepkg pacote_a_ser_atualizado.tgz
# removepkg pacote_a_ser_removido

aah! Mas está faltando um script para listar os pacotes instalados!!
Calma! Esse é um script super complexo de usar! Eis o ouro:


$ ls -lah /var/log/packages

Se você quiser fazer uma busca por algum pacote em especifíco:

$ ls -lah /var/log/packages | grep nome_do_pacote

9. Resolução de dependências
Isso que é o melhor! Sem ferramentas obrigando você a instalar coisas desnecessárias, ou até remover coisas que não é para remover.

3 pacotes a baixar(mysql-pedacinhoA, mysql-cliente, mysql-pedacinhoB); 2 pacotes para atualizar(alsa-lib, kdebase-tecoA); 1 pacotes para remover (kernel-ide)

Você baixa o pacote em tgz e instala. Se ao tentar rodar a aplicação, ocorrer um erro, você pega o nome da lib faltante e faz o download dela também. Simples e totalmente funcional.

Mas hoje, há para o Slackware um pacote que gerencia os pacotes instalados e resolve dependências. Um chama-se swaret, outro, slapt-get e o outro, slackpkg criado pelo Piter Punk.

Você pode usar qual quiser, mas se tiver problemas, pelo menos no caso do slackpkg seu e-mail informando o problema ao desenvolvedor, poderá ser em português :P

10. As aplicações vivem em paz com o Slackware
O Slackware vive num ambiente de paz e harmonia com seus aplicativos. Nada de forks para aplicações rodadem sobre uma distro X, nada de segmentation fault pois o pacote que você baixou do site oficial não tem aquele patch que a distro Y usa. No Slackware, você pode baixar os pacotes dos sites oficiais, compilar e gerar seu próprio tgz para manter um sistema totalmente organizado. (2)

Dicas e informações:

1. Para mudar o runlevel padrão edite o arquivo /etc/inittab
2. Para criar seu próprio pacote em tgz, você pode criá-lo totalmente usando makepkg ou de uma forma mais rápida, porém, menos customizada usando o Checkinstall.
3. Site com diversos pacotes para Slackware: http://www.linuxpackages.net
4. Livro sobre o Slackware totalmente em pt-br: Slackbook(pt_BR)
5. Mantenham-se atualizado usando o Slackware-current. Sem esquecer de olhar também o repositório /extra e /testing e o /pasture"

Fonte: http://linuxercolossos.blogspot.com.br/2008/11/o-porqu-de-usar-slackware.html

Bacana né?
Abraços!!
Jbaf



  


2. Re: Por que usar o Slackware?

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 14/07/2016 - 15:11h

Legal o artigo! Tb estou começando usar Slackware, e tenho gostado bastante!

Pra complementar, fiz uma busca no webmachine(archive web) e encontrei este link em cache, da página q vc comentou estar fora do ar.

http://web.archive.org/web/20080313055110/http://www.hlegius.pro.br/category/linux/slackware/

Está em meio a outros posts, e sem formatação, mas dá pra ver o post original ai!

Abraço
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


3. Re: Por que usar o Slackware?

Pythonux
bielinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/07/2016 - 22:02h

Eu sugeria que você escrevesse vários tópicos explicando o por quê usar distro Y. Não que você não vá com a cara de distribuição Y, mas acho interessante listar vantagens ao usar certas distribuições.


4. Re: Por que usar o Slackware?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2016 - 23:35h

Fiquei maravilhado ao rodar pela primeira vez um SlackBuild em um pacote Java da Sun/Oracle e de tê-lo criado totalmente adaptado para uma instalação limpa e reversível no Slackware.

O principal argumento sobre o Slackware é esta estabilidade e domínio simples e total sobre o sistema.

Mas cada sistema tem sua vantagem. Isto é verdade. Depende da conveniência de cada um decidir quais são as ideais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



5. Re: Por que usar o Slackware?

Arthur J. Hoch
Arthur_Hoch

(usa FreeBSD)

Enviado em 15/07/2016 - 01:02h

Slackware não quebra.

Tenho ele em um notebook, esse mês a instalação está completando 1 ano.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts