SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 12/06/2021 - 23:03h
Vocês com certeza sabem da mudança há alguns anos da política da MS com relação aos softwares dito opensource ou livre. Acredito que isso seja vantajoso a longo prazo para a comunidade porém, tem algo que descobri quando comprei e li o livro Motivação 3.0 (do inglês Drive: The Surprising Truth about What Motivates Us):
https://www.amazon.com.br/Drive-Surprising-Truth-about-Motivates/dp/1594484805
Esse livro é bem famoso nos EUA e por isso, acredito que seja em parte, este livro o causador da mudança de paradigma do totalmente contra pra ser um pouco mais a favor da empresa Microsoft.
No livro, é dito um caso interessante sobre um antigo softtware do tipo dicionário/enciclopédia da própria MS. A enciclopédia tinha apoio de especialistas contratados pela empresa para gerar artigos para o mesmo, e óbviamente lucro.
Se me lembro bem, ele foi lançado para windows em 1995. Mas esso não é o ponto, mas sim um outro: a wikipédia surgiu nos começos dos anos 2000 e ai é onde começa a história do porquê a MS vê o Linux e SL em geral como algo pra lucrar. A enciclopédia da MS começou como um dos mais procurados softwares para windows, até que surgiu a wikipédia e então, aos poucos mas consistentemente, o software acabou perdendo fama para a wikipedia, e hoje você sabem qual é a maior enciclopédia do mundo. Por fim, depois de quase uma década a MS decidiu abandonar o software dela de enciclopédia, justamente pelo sucesso absurdo da wikipédia.
Esse ai é o exemplo mais forte que tem no livro, existem outtros lá também, mas não vem ao caso aqui. O que eu quero dizer com essa história acima é que: a MS percebeu que o Linux e SL serão, num futuro ainda distante, uma fonte forte de lucro e com isso, eles acham melhor "investir" nesse futuro onde o gasto com manutenção e pessoal é mais barato. Ou melhor, sai mais barato ter um bando de nerd ativistas do SL pra desenvolver softwares da empresa que simplesmente pagar especialistas, esse é um dos efeitos do SL e opensource: as contribuições grátis.
Desculpe pra quem contribui com algum software ou mesmo distro, mas isso é trabalhar de graça e a MS percebeu isso como uma grande vantagem, veja por exemplo o software VScode, um baita programa excelente feito praticamente a custo zero de programadores ao redor do mundo que trabalham de graça (contribuem é mais leve) pra uma empresa que detém praticamente a licença do softtware, podendo ela mesma fechar ou modificar a licença de uso a qualquer momento.
Uma vez eu ouvi algum cara brasileiro dizer algo sobre isso, sobre o trabalhar de graça na internet, no caso, ele tava falando apenas do trabalhar pro google. Sejamos sínceros, você contribuir pra algum projeto de software livre não tem problema nenhum, faça o que quiser da sua vida, mas isso levado pelo lado do valor/dinheiro, é trabalhar de graça sim. E é justamente esse detalhe que as empresas como a Microsoft e outros como o Google estão usando para arranjar trabalhadores free.
Ou você acham que tudo isso é feito em nome do software livre e opensource? Por "bondade" apenas? O que você acha disso?