
tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 22/01/2025 - 18:25h
SamL escreveu:
O ruim de se fazer software opensource é que tu fica apenas como doador de código e ninguém te paga por isso.
Se desse pra viver disso eu faria mais programas opensource, aocntece que não há um modelo de negócio que seja efetivo pra pequenos devs como eu, e ai viver disso é praticamente impossivel.
Viver 100% de projetos opensource é realmente complicado. Isso só é viável para grandes players ou devs que trabalham diretamente para empresas que investem pesado em opensource. Tipo a Red Hat com o gnome ou a Meta com o React.
Sobre modelo de negócio, uma abordagem que funciona bem é a combinação de opensource com serviços pagos. Um bom exemplo é o WordPress, o código é 100% aberto, qualquer um pode baixar, modificar e usar, mas eles oferecem recursos "premium", como hospedagem gerenciada com o WordPress pré-instalado e ferramentas adicionais que facilitam a vida dos usuários.
Claro que não dá pra criar algo tão grande como o WordPress sendo um dev solo, mas pode funcionar criando um projeto opensource mais direcionado para algum nicho onde as pessoas necessitem dos recursos pago. Ai é questão de contexto.