removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/01/2011 - 21:45h
Acho importante desmistificar a crença de que todo nerd será uma pessoa de sucesso e que todo valentão está condenado à ruína. Isso, na minha humilde opinião é mentira. Claro que acontece, mas não é regra.
Nerds são, constantemente, vítimas de bullying, e encontram consolo no sonho de que um dia o seu agressor poderá estar trabalhando para ele (o caso Bill Gates contribui muito para a disseminação desse mito).
Mas um nerd que é vítima de bullying, na verdade, está muito menos preparado para enfrentar a vida do que um valentão. O valentão agressor, desde pequeno sempre será mais destacado do que o nerd. Quando converso com algum professor sobre quais as crianças que ele mais se lembra da última escola em que trabalhou, todos sempre citam o nome justamente das crianças mais "malvadas". Aquele aluno certinho, quieto, que sempre faz todas as tarefas, nunca é lembrado, muitas vezes o professor nem chega à se lembrar do nome desse tipo de aluno. Outro fato assustador é que alunos "malvados" geralmente recebem mais carinho e atenção do professor!!! pois muitos professores acreditam que assim, poderão "mudar" o valentão para melhor. Mas isso incentiva o valentão à ser cada vez mais valentão, pois mesmo depois de tudo o que ele faz, ele ainda recebe carinho e atenção.
Na adolescência, o agressor será o descolado da turma. As garotas sempre irão preferir um valentão agressor à uma vítima. A galera vai idolatrar o valentão, e vai mimá-lo como um rei.
Outro fato assustador é que uma pessoa que outrora tenha sido vítima de determinado agressor, estará disposta à ajudá-lo à infernizar a vida de outra vítima para ser aceita pelo agressor. É aquela história: "Se não pode com ele, junte-se à ele". Vítimas de bullying chegam à um estado tão deplorável em sua maneira de pensar, que não são capazes de nem mesmo se unir contra o agressor!!
Já na fase adulta. O valentão continuará à ser mais destacado do que o nerd que era vítima de bullying. O valentão desenvolve a capacidade de dissimular. Na hora de disputar uma vaga de emprego (sim, valentões tb fazem faculdade e se tornam profissionais em algo, além do mais, nem todo nerd trabalha com informática na fase adulta), o empregador sempre dará preferência ao "antigo valentão", pois o mesmo possui uma pró-atividade e uma segurança em si mesmo, muito maior que o nerd. Quanto ao nerd... o empregador quer alguém que resolva os seus problemas, não quer resolver os problemas de uma pessoa complexada.
O "antigo valentão" continuará fazendo sucesso com as mulheres, pois o mesmo possui aquela "pegada", aquela "safadeza", aquela "atitude" que mulheres jovens tanto valorizam em um homem. Aí depois de um tempo juntos a mulher será agredida, ou irá engravidar e será abandonada pelo "antigo valentão". A mulher ficará revoltada, e passará à praguejar contra os homens, dizendo que nenhum homem presta, que são todos vagabundos etc...
O nerd, com seu complexo de inferioridade, será obrigado à aceitar se casar com uma mulher que outrora o desprezou para ficar com um valentão. E se achar ruim, será taxado de machista, de ultrapassado, e terá de sofrer as consequências pelo que o valentão aprontou para cima da mulher. A mulher despejará no seu, então companheiro, toda a frustração que teve com o seu antigo companheiro... Enfim...
A única maneira de reverter esse quadro, é se o valentão passar por algum trauma muito grande e se o nerd, que era vítima de bullying, passar por uma reviravolta em sua vida que o transforme em uma pessoa mais segura em si mesmo.