Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

61. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 20:46h

A minha diretiva familiar sempre foi "nunca comece uma briga, mas sempre a termine". Portanto, eu tinha autorização para repelir agressões, o que é uma boa maneira de evitá-las.

Se vc aceitar as agressões que vier a sofrer na infância sem reagir, será sempre um saco-de-pancadas. Se vc reage, os agressores têm a tendência de procurar outras vítimas.


  


62. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 20:53h

Minhas ordens eram para não arranjar confusão, mas também não 'levar desaforo pra casa'(essa é clássica).


63. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 21:45h

Acho importante desmistificar a crença de que todo nerd será uma pessoa de sucesso e que todo valentão está condenado à ruína. Isso, na minha humilde opinião é mentira. Claro que acontece, mas não é regra.

Nerds são, constantemente, vítimas de bullying, e encontram consolo no sonho de que um dia o seu agressor poderá estar trabalhando para ele (o caso Bill Gates contribui muito para a disseminação desse mito).

Mas um nerd que é vítima de bullying, na verdade, está muito menos preparado para enfrentar a vida do que um valentão. O valentão agressor, desde pequeno sempre será mais destacado do que o nerd. Quando converso com algum professor sobre quais as crianças que ele mais se lembra da última escola em que trabalhou, todos sempre citam o nome justamente das crianças mais "malvadas". Aquele aluno certinho, quieto, que sempre faz todas as tarefas, nunca é lembrado, muitas vezes o professor nem chega à se lembrar do nome desse tipo de aluno. Outro fato assustador é que alunos "malvados" geralmente recebem mais carinho e atenção do professor!!! pois muitos professores acreditam que assim, poderão "mudar" o valentão para melhor. Mas isso incentiva o valentão à ser cada vez mais valentão, pois mesmo depois de tudo o que ele faz, ele ainda recebe carinho e atenção.

Na adolescência, o agressor será o descolado da turma. As garotas sempre irão preferir um valentão agressor à uma vítima. A galera vai idolatrar o valentão, e vai mimá-lo como um rei.

Outro fato assustador é que uma pessoa que outrora tenha sido vítima de determinado agressor, estará disposta à ajudá-lo à infernizar a vida de outra vítima para ser aceita pelo agressor. É aquela história: "Se não pode com ele, junte-se à ele". Vítimas de bullying chegam à um estado tão deplorável em sua maneira de pensar, que não são capazes de nem mesmo se unir contra o agressor!!

Já na fase adulta. O valentão continuará à ser mais destacado do que o nerd que era vítima de bullying. O valentão desenvolve a capacidade de dissimular. Na hora de disputar uma vaga de emprego (sim, valentões tb fazem faculdade e se tornam profissionais em algo, além do mais, nem todo nerd trabalha com informática na fase adulta), o empregador sempre dará preferência ao "antigo valentão", pois o mesmo possui uma pró-atividade e uma segurança em si mesmo, muito maior que o nerd. Quanto ao nerd... o empregador quer alguém que resolva os seus problemas, não quer resolver os problemas de uma pessoa complexada.

O "antigo valentão" continuará fazendo sucesso com as mulheres, pois o mesmo possui aquela "pegada", aquela "safadeza", aquela "atitude" que mulheres jovens tanto valorizam em um homem. Aí depois de um tempo juntos a mulher será agredida, ou irá engravidar e será abandonada pelo "antigo valentão". A mulher ficará revoltada, e passará à praguejar contra os homens, dizendo que nenhum homem presta, que são todos vagabundos etc...

O nerd, com seu complexo de inferioridade, será obrigado à aceitar se casar com uma mulher que outrora o desprezou para ficar com um valentão. E se achar ruim, será taxado de machista, de ultrapassado, e terá de sofrer as consequências pelo que o valentão aprontou para cima da mulher. A mulher despejará no seu, então companheiro, toda a frustração que teve com o seu antigo companheiro... Enfim...

A única maneira de reverter esse quadro, é se o valentão passar por algum trauma muito grande e se o nerd, que era vítima de bullying, passar por uma reviravolta em sua vida que o transforme em uma pessoa mais segura em si mesmo.




64. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 21:53h

Citado o Izaías:

"É difícil decifrar uma criança.
Não que sejam maldosas no sentido literal da palavra, mas conforme o caso, também querem ser aceitas primeiramente por seus pais e depois pelo grupo.

A base da auto-estima é a família e se essa criança não tem/teve uma base de respeito, afeto e educação na medida de sua necessidade, vai de todas as formas chamar a atenção para ela, vai usar suas armas de criança para isso.

Alguns se sentem bem consigos quando querem prevalecer sobre o outro ou aquele que julgam mais fraco ou diferente. De alguma forma buscam algum tipo de prazer insano para esquecer a dor que carregam por serem 'mal-amados'. Por fora, vemos isso como 'maldade'.
Fazer a maldade para, consciente disso ou não, chamar a atenção para sua existência."

===============================

Izaías, fico impressionado com a simplicidade de suas palavras, que ao mesmo tempo, possuem uma sabedoria ímpar, que poucas pessoas tem a benção de alcançar.

Parabéns, amigo. e por essas e outras que tenho muito respeito por você.

Abraço


65. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 22:04h

Pinduvoz, gostaria que soubesse o quanto eu estimo a sua participação.

Mas dando sequência à nossa discussão, vcê diria que esta criança é má?

http://bagarai.com.br/wp-content/uploads/2010/04/crianca6.jpg

Com certeza ela não é uma criança má, apenas não tem consciência de que a sua atitude será destrutiva para si mesma.

Do mesmo modo, uma criança de 6 ou 7 anos que joga um bichinho na descarga não pode ser julgada como má, pois ela está apenas seguindo o que as suas idéias mandam. Ela ainda não tem consciência de que a sua atitude é terrivelmente má. Muitas vezes, ela fará isso e contará inocentemente aos pais. Ser bom também exige maturidade de pensamento.

Tem o caso de um dos meus tios que quando ganhou um irmão caçula, pediu aos meus avós para vender o seu irmãozinho, e caso não fizessem, ele compraria outra mãe. É bem possível que se oferecessem a possibilidade do meu tio jogar o seu irmãozinho na privada, com a promessa de que isso resolveria seus problemas, ele assim o faria.


66. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Ana Cristina Conceição da Silva Freitas
anafrei

(usa openSUSE)

Enviado em 21/01/2011 - 22:22h

Nos meus 9 anos em diante, adorava passear de patins e de bicicleta, mas o predileto era patins. Toda vez à tarde quando ia pra rua andar de patins, tinha uma garota que passeava de bicicleta e me chamava de macaca. Eu lá na minha curtinho o passeio, e ouvia: Vc é macaca, sua família é de macacos!
A minha mãe falava que era para chamá-la quando acontecesse, mas um dia Vc cansa.
Quando ela passou perto de mim, que me chamou de macaca, agarrei nos cabelos longos dela, joguei no chão e parti pra cima. Gente, fiz um estrago na garota, mordi, bati; claro que apanhei, mas ela levou mais. Depois foi discursão de pais, enfim, fiquei de castigo durante 1 Mês. Vcs sabem, que hoje a gente se esbarra muito, mas ela não fala comigo.
Mas parou de me chamar de macaca! Tive que reagir.



67. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Fabricio
Hellsius

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/01/2011 - 22:32h

Já foi falado tanta coisa que vou comentar algo que talvez não tenha sido comentado.

Percebi que alguns falaram que a vitima deve reclamar com os professores ou seja quem for ou até mesmo reagir com violência.

Mas a única opção que possivelmente pode dar certo é a de reclamar com o professores ou outros superiores, mas sinceramente, já é super difícil contar o que esta acontecendo e quando é contado ao professor ou equivalente nada se faz, uma outra observação que faço é que tem muitos professores que fingem que não estão vendo o que esta acontecendo, eu sei o que estou falando pois já fui professor em escola e sei como é. Acreditem, os professores não querem uma solução difícil (neste caso não exite solução fácil), pois exige varias reuniões, pais comparecerem na reuniões de escola, professores fazendo reunião e tomando medidas e não admitindo varias coisas.
Ou seja, uma pessoa só não resolve este caso, tem que existir conscientização, acho que até chegarmos a uma solução ira demorar muitos e muitos anos.
Se ate mesmo para repetir um aluno os professores tem preguiça, eu dei aula em uma cidade chamada araçariguama, vou falar o que em que um belo dia perguntei a um professor de historia, por que você e outros professores não repetem tais alunos sendo que eles estão muito ruins, então ele me respondeu. -A uma enorme burocracia para repetir um aluno quanto mais repetir 3 ou 4 alunos, sem falar que arrumaria para a cabeça ao fazer isso.

Da para acreditar???

Voltando ao assunto
Os professores devem conversar com seus alunos, não digo tirar um tempo extra não, mas sim conversar com eles em sala.
Eu tive um professor na minha época de escola em que os alunos não poderiam ofender o próximo chamando de burro, gordo, feio ou sei-la o que, ele ainda conversava com os alunos e conseguia manter uma sala com uma boa aula (com lição e divertimento), para se ter uma ideia ele já processou alunos pelos xingamentos em sala ou zoação (apelidos).
Não podemos esquecer os pais que ajudam a contribuir com esta formação em que o aluno não sabe perderrrrr, repto, não sabe perdeeee, sempre quer ganhar, gerando a falta de humildade e falta de se colocar no lugar do outro (empatia) não acontece e se acontece a empatia pode ocorrer de não ter a consideração do colega pelo simples fato dos outros incentivarem e quererem mostrar que isso é legal ao fazer com os outros.

Minha opinião se estendo, mas vou ficar por aqui.


68. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 22:36h

vi em um documentário que a vontade de ajudar o próxima é inata ao ser humano mas não diria que nascemos bons apenas por isso, já que esses conceitos são coisas aprendidas. alguns podem ate dizer que a criança nasce boa por querer ajudar os outros sem esperar nada em troca, mas ai teria que dizer que uma criança que faz uma maldade té má.

acho que deveria ser considerado que a presença de um irmão pode alterar o comportamento de uma criança.


69. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Fabricio
Hellsius

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/01/2011 - 22:40h

Observação, o bullying não existe só aos 6 ou 7 anos, eu por exemplo sofri no ensino médio.

Outra coisa, hoje estou melhor financeiramente que todos eles e tenho mais força física que a maioria, se o negocio fosse hoje eu ganharia na porrada, kkkk


70. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 22:53h

Quando eu falo em maldade ou crueldade infantil eu apenas reconheço que as crianças não têm um "freio social" desenvolvido. Elas não se sentem culpadas ou impedidas de tomarem atitudes cruéis com seus colegas "diferentes".

Eu não quero dizer, e nem poderia, que uma criança de 5 ou 6 anos tenha plena consciência de que determinadas atitudes são cruéis. Falta entendimento, obviamente.

Como humanista, eu reconheço a importância do que chamei de "freio social", que nada mais é do que a imposição de regras de convívio social, seja pela força (sanção do estado, atualmente, via imposição de regra "jurídica" de comportamento), seja pela própria reprovação de nossos pares, que será demonstrada durante toda a nossa vida.


71. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 00:45h

Obrigado Gedimar.
Entendemos sua forma de pensar, André.

Deixemos claro que 'maldade' infantil tem um significado e causa.
Já a maldade de adulto, além do dito acima, tem também a consciência.

Na calçada do condomínio onde moro houve uma briga entre dois vizinhos. A ofensora tem pele e olhos claros e o ofendido é negro. Fiquei sabendo que ela o chamou de 'macaco' no calor da discussão. Será processada por ele.
Tem gente que se acha tão superior a outros, mas no âmago têm um enorme complexo de inferioridade, e como disse acima, para se sentirem melhores consigos ofendem quem eles acreditam ser inferior a eles.

Este rapaz negro tem formação superior e junto com sua esposa, tem condições financeiras excelentes. Nunca atrasou sequer sua cota condominial e é morador exemplar, um amigo de muitos aqui.

Já esta loira muito superior, nem vale a pena comentar. Seja como pessoa ou condômina, não vale mais digitações de minha parte.

Qual será o verdadeiro problema dessa mulher?! Por quê se sente tão mal em relação a si mesma?!
Naquilo que ela acredita, ela também é vítima. Mais uma vítima de valores sociais errados. Como ela, existem muitos que têm filhos e os trata com seus mesmos inúteis valores. Com a mesma indiferença que herdaram. Gente vazia e de espírito obliterado.

Podem reparar, quanto mais baixo é o meio de ofensa e agressão, mais triste é essa pessoa.


72. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 22/01/2011 - 01:05h

ano passado comecei a notar que parece haver uma ligação entre conhecimento e as virtudes humanas(compaixão, respeito, etc...) não sei se foi uma pesquisa do data senado que abriu os meus olhos para esse fato ou se já tinha cogitado ele antes e com a pesquisa ele se tornou mais evidente.

a tal pesquisa:
http://www.senado.gov.br/web/senador/fatimacleide/arquivos/pesquisaPLC122.pdf






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts