hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 22/09/2014 - 14:03h
Muito interessante vc trazer esse tópico mais político para o fórum, afinal somos todos brasileiros e o debate deve ocorrer em todas as esferas da sociedade, o que inclui a esfera tecnológica.
Eu vou aproveitar para deixar aqui algumas considerações. Embora tenhamos a democracia, temos também práticas anti-democráticas no processo, como o tempo de televisão desproporcional, que favorece absurdamente alguns candidatos e na mesma proporção desfavorece outros. Num país como o Brasil, não é fácil alcançar a todos com a sua proposta, a não ser pela televisão. A internet está crescendo, mas ainda ocupa uma faixa muito menor que a televisiva.
Outro problema é o financiamento das campanhas. Fazer campanha política custa muito caro, e enquanto alguns candidatos são financiados por banqueiros, donos de empreiteiras e outros grandes empresários, candidatos que não o fazem, acabam tendo campanhas muito modestas e de difícil sucesso.
Por isso acredito que é importante que todo cidadão busque informações sobre todos os candidatos, especialmente os menos conhecidos, pra ver se realmente não tem nenhuma proposta que lhe agrade. É muito fácil falar que nenhum candidato te representa, mas pergunto: vc conhece todos os candidatos? Se informou sobre o programa de cada um deles? Sabe qual o compromisso de cada um, a trajetória de cada um? Viu as entrevistas e debates que eles fizeram? Se vc não conhece todos os candidatos, trate de conhecer antes de fazer uma afirmação dessas. Aqui um site onde vc pode buscar algumas informações:
http://www.eleicoes2014.com.br/
E por fim faço um apelo a todo cidadão consciente aqui: não pense que votar num candidato que não vai ganhar é jogar seu voto fora. Jogar fora é votar num candidato que não te representa. E digo mais: os percentuais de voto dos candidatos são importantes para que eles tenham mais chances nas próximas eleições e até mesmo para definir algumas estratégias do candidato vencedor.