wilhelm96
(usa Slackware)
Enviado em 22/06/2017 - 00:56h
Hackudo escreveu:
wilhelm96 escreveu:
O XFCE e o LXDE são ambientes com propostas bastante semelhantes -- fornecer um ambiente leve e minimalista para computadores com menos capacidade de processamento. A diferença entre os dois se dá na implementação dessa proposta: o XFCE, apesar de manter um elevado grau de simplicidade, é extremamente customizável e requer um pouco mais de recursos, enquanto o LXDE mantém uma abordagem mais fiel ao conceito de minimalismo.
Se você gostou do KDE, recomendo que dê uma olhada no LXQt. Ele é considerado o "sucessor" do LXDE e utiliza alguns elementos da base do KDE.
Cara, gostei da sua explicação... Já tinha ouvido falar do Lxqt, ainda não usei, mas pretendo.
Mas caso eu escolha usar o LXDE, e ele for descontinuado, tem algum problema será? Tipo, é seguro usar algo descontinuado?
Não é recomendável. Utilize sempre softwares que continuam sendo desenvolvidos, pois assim você sempre terá atualizações de segurança disponíveis conforme as falhas forem sendo descobertas e corrigidas pelos desenvolvedores.
Quanto a sua primeira pergunta, acho que você não precisa se preocupar com uma possível descontinuação do LXDE em um futuro não tão distante. Assim como o XFCE, ele é um projeto bastante tradicional, com milhares de usuários fiéis ao redor do mundo e com um time de desenvolvimento ativo e relativamente grande (para os padrões de software livre). Ainda que os desenvolvedores abandonassem o projeto completamente em prol do LXQt, é muito provável que a comunidade continuasse o seu desenvolvimento, assim como ocorre em outros projetos da mesma natureza.
Agora, o que pode acontecer (e, de fato, já está acontecendo) é o seguinte: o LXDE seria relegado ao papel de ambiente secundário, recebendo apenas correções pontuais de segurança e outros erros, ao passo que ao LXQt caberia a honra de ser considerado o projeto principal para implementação de novas funcionalidades.