Enviado em 03/12/2015 - 14:23h
Ola pessoal, poderiam me ajudar.
#include <GL/glut.h>
#include <GL/gl.h>
#include <GL/glu.h>
#include <cstdlib>
#include <ctime>
#include <fstream>
#include <math.h>
#include <iostream>
#include <GL/glext.h>
using namespace std;
const int MAX_PARTICULAS = 100000;
const float TAMANHO_PARTICULA = 0.05f;
const float FADE_RATE = 0.01f;
const float RAIO = 0.5f;
const float PI = 3.14f;
const float GRAVIDADE = -0.0098;
const float MASSA = 2;
const float ENERGIA_CINETICA = 0.0;
int width = 640;
int height = 640;
int dist = 25;
float rotationX = 38.0, rotationY = 22.0;
int proj = 0;
typedef struct particula Particula;
typedef struct imagem Imagem;
struct particula {
...
};
struct imagem {
unsigned char* ps;
GLuint largura;
GLuint altura;
};
Particula particulas[MAX_PARTICULAS];
GLuint textura[2];
float randomFloat();
void display(void);
void init(void);
void criarParticulas();
void desenharParticulas();
void desenharChao();
void atualizarParticulas();
void reshape(int w, int h);
Imagem *carregarBitmap(const char* nomeArquivo);
GLuint gerarTextura(Imagem *imagem);
void excluirTextura(GLuint textura);
int main(int argc, char** argv) {
srand((unsigned int)time(0));
glutInit(&argc, argv);
glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB | GLUT_DEPTH);
glutInitWindowSize(500, 500);
glutInitWindowPosition(100, 100);
glutCreateWindow("Particle System");
init();
glutDisplayFunc(display);
glutIdleFunc(display);
glutReshapeFunc(reshape);
glutMainLoop();
return 0;
}
void desenhaEixos(){
....
}
void display(void) {
....
}
void init(void) {
glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);
criarParticulas();
Imagem *particle_mask = carregarBitmap("circlealpha.bmp");
Imagem *particle = carregarBitmap("circle.bmp");
if(particle_mask == NULL || particle == NULL) {
textura[0] = 0;
textura[1] = 0;
} else {
textura[0] = gerarTextura(particle_mask);
textura[1] = gerarTextura(particle);
}
}
float randomFloat() {
return (float)rand() / ((float)RAND_MAX + 1);
}
void criarParticulas() {
....
}
void desenharParticulas() {
....
}
void desenharChao() {
......
}
void atualizarParticulas() {
.....
}
void reshape (int w, int h) {
....
}
Imagem *carregarBitmap(const char* nome_arquivo) {
Imagem* imagem = new Imagem;
/* Codigo adaptado do site http://www.cplusplus.com/articles/GwvU7k9E/ */
unsigned char* datBuff[2] = {NULL, NULL};
unsigned char* pixels = NULL;
BITMAPFILEHEADER* bmpHeader = NULL;
BITMAPINFOHEADER* bmpInfo = NULL;
ifstream file(nome_arquivo, std::ios::binary);
if(!file) {
cout << "Arquivo nao encontrado\n";
return NULL;
}
datBuff[0] = (unsigned char*)malloc(sizeof(BITMAPFILEHEADER));
datBuff[1] = (unsigned char*)malloc(sizeof(BITMAPINFOHEADER));
file.read((char*)datBuff[0], sizeof(BITMAPFILEHEADER));
file.read((char*)datBuff[1], sizeof(BITMAPINFOHEADER));
bmpHeader = (BITMAPFILEHEADER*) datBuff[0];
bmpInfo = (BITMAPINFOHEADER*) datBuff[1];
if(bmpHeader->bfType != 0x4D42) {
std::cout << "Arquivo \"" << nome_arquivo << "\" nao eh bitmap\n";
return NULL;
}
pixels = (unsigned char*)malloc(bmpInfo->biSizeImage);
file.seekg(bmpHeader->bfOffBits);
file.read((char*)pixels, bmpInfo->biSizeImage);
unsigned char tmpRGB = 0;
for (unsigned long i = 0; i < bmpInfo->biSizeImage; i += 3)
{
tmpRGB = pixels[i];
pixels[i] = pixels[i + 2];
pixels[i + 2] = tmpRGB;
}
GLuint w = bmpInfo->biWidth;
GLuint h = bmpInfo->biHeight;
/* Fim do codigo */
imagem->altura = h;
imagem->largura = w;
imagem->ps = pixels;
return imagem;
}
GLuint gerarTextura(Imagem* imagem) {
GLuint textura;
glGenTextures(1, &textura);
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
GLint mode = GL_RGB;
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, mode, imagem->largura, imagem->altura, 0, mode, GL_UNSIGNED_BYTE, imagem->ps);
delete imagem;
return textura;
}
void excluirTextura(GLuint textura) {
glDeleteTextures(1, &textura);
}
Comparação entre os escalonadores BFQ e MQ-Deadline (acesso a disco) no Arch e Debian
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Converter os repositórios Debian para o novo formato com as chaves
Instalando Spotify no Debian 13
Realizar overclock no Miyoo Mini (plus ou normal)
Monitoramento pfsense com zabbix (4)
Erro na inicialização do Debian como resolver (5)
Dúvidas sobre a originalidade de conteúdos online (11)
linux mint reconhece microfone de lapela como fone de ouvido sem micro... (4)