Everson Pires
(usa Suse)
Enviado em 14/12/2007 - 09:01h
Caro amigo, mande seu consultor fazer o que a profissão sugere : Consultar para ter respostas coerentes quando for consultado.
veja isso :
Qual distribuição de Linux usar então?
Tudo depende se você precisa utilizar uma versão homologada pela Oracle. Se por acaso essa versão for a que a Oracle sugere em seu site , tudo bem, instale conforme a documentação oficial.
Usar uma versão homologada significa que é possível ter suporte da Oracle, se você estiver pagando por isso. Instalar o Oracle num Debian,Slackware ou Gentoo é perfeitamente possível seguindo alguma documentação alternativa da Oracle, mas se você chamar o pessoal da Oracle para olhar o seu ambiente, eles vão te falar: “sinto muito, essa distribuição não é homologada!”. Atualmente temos duas principais distribuições: a SuSE e a Red Hat.
A Red Hat faz uma versão coorporativa (RHAS: Advanced Server) e uma para a comunidade. Como o nome do “chapéu vermelho” ficou muito mais ligado à versão comunitária, a empresa resolveu lançar essa mesma versão com outro nome: Fedora (que também é um tipo de chapéu, igual ao do Indiana Jones).
6. E por que a Oracle não oferece suporte para as versões mais populares?
Existe uma diferença de tendências dos dois lados:
O lado da Oracle: o quanto mais estável for, melhor.
O lado do Linux: o quanto mais recente for, melhor.
Para equilibrar esses dois lados a Oracle optou por homologar poucas versões que sofrem atualizações pouco freqüentes. Hoje existem mais de 300 distribuições linux, que sofrem atualizações diárias, seria quase impossível manter patches para toda essa comunidade.
Espero que isso esclareça as principais dúvidas sobre o assunto.
Referências:
Oracle on Linux FAQ
Enterprise Linux - Oracle on Linux
Obs: Extrai do site :
http://www.boaglio.com/index.php/2007/06/04/oracle-com-linux-um-faq-diferente/