XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 21/08/2015 - 23:53h
Quando o Linus mandou a NVIDIA se f****, decidi vender minha Geforce e comprar uma AMD.
Tenho pouca experiência com drivers proprietários da AMD, mas acho que até hoje a NVIDIA deve ter um suporte melhor com drive proprietário a OpenGL. Por exemplo, parece que o drive atual da AMD ainda não consegue trabalhar com GNOME(não me lembro o que falta no drive da AMD). A NVIDIA na época que usava sempre tentava se manter atual, sempre lançava drivers com uma certa frequência, realmente mostrava empenho. A AMD acompanhei pouco os drivers, mas cheguei a ver uma versão durar vários meses.
Depois que sai da NVIDIA decidi usar drivers abertos, estou satisfeito, ainda é OpenGL 3.3(se não estou errado), não roda tudo(talvez o jogo Natural Selection 2 ainda não rode).
Teve uma vantagem para mim com drivers abertos, sempre fui muito afoito em ter tudo atual(um dos motivos para usar fedora) e isso me libertou, vou arriscar dizer que talvez os drivers da AMD abertos sejam melhores que o da NVIDIA(acompanho o feature matrix das Radeon
http://xorg.freedesktop.org/wiki/RadeonFeature/ no Xorg), agora repetindo: isso estou arriscando, alguém pode vir dizer que é o contrário.
Se eu gostasse muito de jogos, quisesse um suporte melhor a OpenGL, usasse alguma distribuição mais estável(sem kernel atual demais, como Debian), iria de NVIDIA e usaria drivers proprietários.
Minha situação: Gosto de jogos antigos, uso distribuição muito atual(Fedora), quero suporte a OpenGL com drivers abertos, vou de AMD com drivers abertos.
PS: Por algum motivo no Firefox o navegador da umas engasgadas em vídeos no Youtube. >:( Mas mesmo assim: AMD! :D Aqui além do computador, tenho notebook com vídeo AMD e o próximo se Deus quiser também virá com AMD(Infelizmente eles estão sumindo em comparação com os Intel).