
davis.peixoto
(usa Ubuntu)
Enviado em 01/03/2007 - 21:32h
Nossa! O pessoal manda muito bem aqui. Faz muito tempo que não via um tópico com tamanha qualidade.
Mas elogios à parte também vou dar minha sugestão de uso (leia: o jeito como eu trabalho).
Faço amplo uso da linguagem SQL, deixando a maioria das coisas a serem resolvidas pelo servidor (geralmente MySQL 5). A vantagem, já citada, é na hora de portar a aplicação. Isso diminui muito o trabalho. Resumindo use stored procedures, functions, triggers, views e cia. o quanto puder. Estudar SQL vale mesmo a pena.
Estou usando orientação a objeto. Nada muito diferente do que já foi citado aqui, exceto pelo fato de trabalhar com a classe DOMDocument, nativa do PHP 5, para trabalhar os resultados com XML.
Dá um trabalho inicial fazer as classes e tudo mais, mas depois os códigos ficam limpos, facilitando inclusive para ser trabalhar com AJAX, E4X, ... além da facilidade de manutenção e da portabilidade.
Como também já foi citado, há de se pesar o tempo gasto aprendendo e desenvolvendo as novas técnicas e idéias, e a produtividade posterior.
Não sou adepto de frameworks e classes prontas (exceto claro as que a linguagem fornece). Mas se quiser há a classe Xajax no sourceforge. Não sou muito fã de ajax (de E4X, sim), mas lê-la pode dar uma idéia mais clara das possibilidades de uso das DOM functions. Aliás é uma classe bem documentada.
[]'s