Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

1. Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/09/2012 - 22:12h

Olá, galera

Esse negócio de reparticionar,
a partir do Live CD,
um HD que já está instalado e funcionando,
não é arriscado?

O meu está assim:

/dev/sda1 = "/", tem _18,63 GB, com __7,23 usados e pertence à "Ext4".
/dev/sda2 = ___, tem 447,13 GB, com __0,00 usado_ e pertence à "Extended" partição, dentro da qual estão:
/dev/sda5 = ___, tem __1,86 GB, com __0,00 usado_ e pertence ao Linux-swap e o...
/dev/sda6 = /home, = 445,27 GB, com 308,40 usados e pertence à _Ext3 e, fora da /sda2 ainda tem a
N alocada = ______ = 000,102GB, com 000,00 usado_ e não pertence a nenhum sistema de arquivo.

Sei que não deve estar um modelo de particionamento, pois como deve estar evidente, sou míope em matéria de informática. Buscando esclarecimentos em diversos sites, vi que não há, oh gente, oh não, lugar melhor que o nosso querido VOL, onde está concentrada a galera mais sabida em tudo, principalmente em Linux. Por isso, gostaria que fizessem uma avaliação do meu particionamento.

Estou tendo uns probleminhas com o Cinelerra. Ele está apresentando uns sintomas típicos de falta de memória. Toda hora ele esquece que estou trabalhando e, simplesmente, se retira e vai dormir e tenho que ir lá no seu esconderijo secreto, para chamá-lo de novo à responsabilidade. Isto está me deixando meio aborrecido, sabem? Antes de partir para as vias fato com ele, resolvi passar por aqui pra saber se os senhores podem dar uma forcinha, como sempre.

Meu computador é um Intel DH55HC, com um Core i3, de 3.06 GHZ com dois pentes de memória de 2GB e, sob o comando ~$ free ovtive o seguinte resultado:
___________total_______used_______free________shared___buffers____cached
Mem:_______3918912____2696628____1222284__________0____131092_____1595480
-/+ buffers/cache:_____970056____2948856
Swap:______1951740__________0____1951740.

Será que tem jeito?
Obrigado a todos!
WGuedes


  


2. MELHOR RESPOSTA

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 21/09/2012 - 02:32h

wguedes escreveu:

Linuxer Rei

Diretório pai, ao que me parece, é aquele que contém outros diretórios. Sendo isto uma verdade, o HD seria particionado da seguinte forma:


Sim, isto está correto

Partição 1 que conteria o /boot que é um diretório pai.
Entendo que nesse diretório ficam os arquivos e/ou sistemas responsáveis por pôr a máquina pronta para o uso, após a inicialização, que é um dos apelidos do boot. Isto está correto?


Sim, isto está correto. Na pasta /boot ficam os arquivos necessários para a inicialização do sistema, embora as configurações do sistema estejam em /etc

Partição 2 que conteria o /home que é um outro diretório pai. De acordo com “Sugere-se que se mantenha a partição /home separada, pra que você mantenha as configurações de usuário e os arquivos intactos se precisar reinstalar o sistema,”, os “filhos” dese diretório são os arquivos criados pelo usuário e suas configurações, confere?


Confere. Eu ainda uso a /home para armazenar os pacotes que eu compilo, mas isso é coisa minha ;-)

Então, duas partições são suficientes: uma para /bot e /home e uma para o swap, mas posso separar /boot e /home, cada um numa partição distinta, e devo criar uma terceira para o raiz e uma quarta partição que ficará com o swap. É isto?


Não, isso está errado. De acordo com o FHS, o /boot e o /etc e a / devem ficar na mesma partição para que o computador possa inicializar sem problemas. Isso já foi uma verdade escrita em pedra há quinze anos atrás, mas com o advento das distros user-friendly isso pode ser ignorado com "alguma" segurança. O que eu indico são quatro partições:
1) uma pra swap cujo tamanho seja pelo menos o dobro de sua memória RAM instalada;
2) uma para a / com uns 20GB;
3) uma para /usr com uns 50GB;
4) uma para /home com o resto do HD.
Assim, se você precisar formatar você preserva todos os programas instalados (por causa da partição /usr separada) e todos os arquivos dos usuários (por causa da partição /home separada)

Linuxer Icavalheiro

O Wikipedia me contou inda há pouco que “Um compilador é um programa de computador (ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem,”

O arquivo que usei foi submetido a uma conversão. Isto, para mim, é uma espécie de transcrição de um arquivo que originariamente era .mp4 para .ogg. O Cinelerra não aceitou a versão original (.mp4) e tive que convertê-lo para .ogg. Será que é isto que está causando o reboliço?


Provavelmente não. O que pode estar causando esse reboliço é o Cinelerra não ter sido compilado para trabalhar com arquivos .ogg.

E quanto às perguntas abaixo?:

4 – Na resposta 2, com relação à raiz, é o meu caso? Ou seja, a minha partição primária é mesmo a sda1 que contém a raiz?


Raiz é o nome que damos para o diretório /, o topo da árvore. Todos os demais diretórios são subdiretórios (ou diretórios-filhos) da raiz.

6 – Resposta 3: Particionamento automático entendo que seja o que o sistema sugere quando da instalação. Há como fazer um REparticionamento automático? Acho que sim, já que nem a MS a permite em seus sistemas.


Sim e não. Talvez algum maluco tenha inventado como fazer isso, mas nada substitui a presença de um operador humano fazendo suas escolhas durante o processo. Sinceramente, eu não recomendaria.

Bem, adivinhem que tomou o Diasepam que eu quase ia dando pro Cinelerra? Então já sabem: hoje eu já era, mas amanhã, estarei aqui, conferindo. Do jeito que estou agora, nem Deus me salva e, como não tenho um LiveCD, não dá para fazer BackUp. Só me resta dar um boot e, amanhã, reinicializo, valeu?

Aquele abraço!
WGuedes


Fica nos braços de Morpheus, amigo!

3. Re: Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

Luciano
Rei Tenguh

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/09/2012 - 22:26h

¬¬

Quando eu sugerí que você criasse um tópico específico sobre o Cinerella, imaginei que fosse um tópico sobre o Cinerella. Podia ter apagado a parte sobre particionamento, ao copiar e colar. ¬¬

E daí eu daria a mesma resposta mas de forma mais subtil: sabia que iniciando qualquer aplicativo por comando no terminal é padrão ele dar mensagens de erro que contam o real motivo de não funcionar? Se já usou lnhas de comando pra qualquer coisa que seja, já viu que surgem mensagens sobre o funcionamento, o que torna esse raciocínio óbvio.


4. Re: Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

Bruno
BrunoTecnico

(usa Sabayon)

Enviado em 20/09/2012 - 06:27h

" Esse negócio de reparticionar,
a partir do Live CD,
um HD que já está instalado e funcionando,
não é arriscado?
...
Estou tendo uns probleminhas com o Cinelerra. Ele está apresentando uns sintomas típicos de falta de memória. "

- - -
Seja específico.

# Qual o seu problema/dúvida:
. problema com as partições ?
. ou problema com o Cinelerra?


2 assuntos juntos.


5. Uau!

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/09/2012 - 22:05h

Srs. Linuxeres Bruno e Rei

Ces tão afim de dar uma força ou de dar esporro?
Aceito esporro também, desde que o mereça e não entendi o motivo das broncas. Vou tentar explicar:

Tava tudo indo muito bem, o sol se pondo à tardinha e nascendo pela manhã, até que um dia pintou a necessidade de editar um vídeo e, com ela, uma tremenda tempestade. Eu fazia isto no Windows Movie Maker, Windows, claro.

Comecei, então, a procurar um editor para o Linux e fui tropeçando em alguns até chegar ao LiVES e não conseguir ir muito longe.

Depois de muita pesquisa sem solução, pedi, como de praxe, um help aqui no VOL.
Alguém me sugeriu o Cinelerra.

Eu já estava meio descrente de que seria, o Cinelerra, a solução dos meus problemas, mas mesmo assim, resolvi arriscar. Não é que parece muito bom?

Todo animado, comecei a aprender a operá-lo: muita coça, eu levei e, ainda, estou levando. Mas tá saindo.

Bem, a edição começou a crescer e o computador a dar pau. Na verdade, acho que foi o Cinelerra que começou a dar pau, por estar precisando cada vez mais de memória e consumindo todos os 4GB de que o PC dispunha.

Voltei a pesquisar e, depois de muito, findei onde? No VOL, claro, onde, pesquisando, esbarrei com alguém pedindo um help para partição - aquele onde o nosso caríssimo Rei fez a tal, boa – e por isso aceita – sugestão de "criar um tópico específico sobre o Cinelerra".

Mencionado que foi lá, o GPARTED, resolvi dar uma olhada no meu. Comparando o meu com um passo-a-passo para fazer particionamento com o GParted que encontrei em pesquisa,fiquei na dúvida quanto à eficácia do meu. Por isso e pela tal miopia, juntei tudo num só pedido de ajuda.

Acabo de ver e informar que responderia aqui às sugestões que o Rei e o Icavalheiro fizeram no tópico onde comecei esta novela. Minha resposta a vocês é a seguinte:

Caros Rei e Icavalheiro

Muito obrigado, mesmo, pelas dicas.

Bem, o Rei disse que “...deixaria a partição "/home" tbm como ext4...”; “...não vejo motivo para a partição estendida; e “se acaso fizesse essa partição estendida, também colocaria dentro dela o home e a raíz, e não o home e a swap.”.

Gostei desse posicionamento.

O Icavalheiro disse:

“1) Se você pretende usar mais do que quatro partições, a swap preferencialmente fica em uma partição primária. Ela vai ter muito I/O e portanto é um pouco mais sujeita a erros, por isso precisa ficar em uma partição primária. Do mesmo modo, ela deve ficar no início do disco por questões de eficiência.

2) Você não pode redimensionar uma partição enquanto ela estiver montada, principalmente se nessa partição ficar a raiz (o "/") do sistema. Use o LiveCD do GParted, como os amigos recomendaram.

3) O Ubuntu oferece a opção de fazer um particionamento automático dos discos rígidos - mas o trabalho não fica devendo em nada à "qualidade" dos OS da MS. Aliás, particionamento automático é uma coisa tão do capeta que nem a MS permite que isso seja feito em seus sistemas. Então fica a dica ;-)”

Esse posicionamento também foi SHOW, mas como disse antes, essa minha miopia informática é “ph”. Então, permitam-me as seguintes asneiras:

1 - O que justificaria usar mais de quatro partições? Quando particionei, o fiz totalmente sem noção. Aquela de 1,02MB (Não alocada) ficou lá porque eu não sabia como evitá-la.

2 – Meu HD tem, então, três partições (sda1, sda2 e a “não alocada”), sendo que a sda2 abriga sda5 e sda6. Entendo que a sda1 seja a partição primária (será?). Tenho como passar a swap que está na sda5 para a sda1, sem fulminar minhas monstruosas criaturas?

3 - Ficar no início do disco? Como determino isto?

4 – Na resposta 2, com relação à raiz, é o meu caso, ou seja, a minha partição primária é mesmo a sda1 que contém a raiz?

5 – Ainda na resposta 2, você quis dizer “Use o LiveCD do GParted” ou seria o inverso? Existe um Use o LiveCD do GParted? O que eu sei é que o LiveCD traz o GParted incluído, ou mais uma vez, mifu?

6 – Resposta 3: Particionamento automático entendo que seja o que o sistema sugere quando da instalação. Há como fazer um REparticionamento automático? Acho que sim, já que nem a MS a permite em seus sistemas.

Hoje cedo, fui à rua e voltei com mais 4GB de RAM e os pus no PC. Depois chamei o Cinelerra e fiquei observando para saber se ele iria comê-los. Resultado: NÃO SEI! É, não sei mesmo, pois continua dando pau.

No terminal comandei “Free” e o resultado foi positivo, ou seja, os, agora, 8GB de RAM estão lá! Não satisfeito, entrei na BIOS e lá estavam eles, felizes e confortáveis. Só o Cinelerra continua insatisfeito. É temperamental esse sujeito, não? Será que ele está precisando de um Diasepam de tarja preta?

Bem, meus caros, só me resta agradecer-lhes pela prestimosidade e pedir desculpas pelo testamento e pelas brincadeiras, além de informar que continuo contando com vocês. E pode dar esporro também, ah!
Tá pensando que é só ajudar, ajudar, sem poder dar nem uma bronca quando o socorrido fala um monte de asneiras? Tem que ter uma válvula de escape, né não?

Pô, eu já tinha postado esta resposta e fui ao terminal, conforme o Rei sugeriu. Quando tentei uma operação radical (arrastar o slide da barra de progresso da exibição do vídeo) no Cinelerra ele sumiu e me deixou a seguinte malcriação, no terminal:
mainerror.C: show_error_local: 213
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
vrender.C: run: 437
vrender.C: run: 576
vrender.C: run: 576
vrender.C: run: 435
vrender.C: process_buffer: 124
vrender.C: process_buffer: 134
bchash.C: copy_from: 276
bchash.C: copy_from: 279
bchash.C: copy_from: 288
signal_entry: lock table size=16
0x9566918 CWindowTool::input_lock CWindowTool::run
0x8ef6c80 BC_Synchronous::next_command BC_Synchronous::run
0x963a510 MainIndexes::input_lock MainIndexes::run 1
0x96a9f88 ResourceThread::draw_lock ResourceThread::run
0x958a290 TransportQue::output_lock PlaybackEngine::run
0x9398940 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x96dacd0 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x958b8e0 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x94bfb50 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0x963c310 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0xad10c420 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
0xa7763a58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763e08 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763b58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0xa7763c58 LoadClient::input_lock LoadClient::run
0x95b05b8 BC_WindowBase::event_condition BC_WindowBase::get_event
BC_Signals::dump_buffers: buffer table size=0
BC_Signals::delete_temps: deleting 0 temp files
SigHandler::signal_handler total files=0
Abortado (imagem do núcleo gravada)

O que é isso? Será que ele xingou a minha mãe?

Abraço,
WGuedes



6. Re: Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

Luciano
Rei Tenguh

(usa Arch Linux)

Enviado em 21/09/2012 - 00:01h

Putz... o0. Olha, com certeza ele xingou alguém, rsrsrs...

Seguinte:

- Quanto a bronca: como você mesmo disse, acaba sempre passando pelo vol pra ver se tem respostas já dadas as suas dúvidas, certo? Isso é maravilhoso, já é bem mais do que a maioria faz. Mas isso só funciona por conta de uma certa organização nas perguntas e respostas, obviamente. Você supôs que estivessem ligadas as duas questões, do particionamento e do cinerella. Difícil estarem. Mas não é uma boa política criar um mesmo tópico com dois assuntos. Daí, por conta disso, eu pedi que você criasse um à parte pro Cinerella. E você colocou os dois assuntos juntos novamente ¬¬

- Quanto ao que pode levar a mais partições: na verdade, você pode separar o sistema em uma partição pra cada diretório pai (uma partição pro /boot, uma partição pro /home, uma partição pro /var, etc, etc...); mas isso só tem sentido se for pra usos específicos dessas possibilidades, o que realmente não vem ao caso pra um usuário doméstico. Você pode instalar tudo numa partição só (definindo-a como raíz, ou seja: o "/"). Sugere-se que se mantenha a partição /home separada, pra que você mantenha as configurações de usuário e os arquivos intactos se precisar reinstalar o sistema, mas isso não é algo obrigatório. Eu mesmo não costumo fazer isso, pois sou adepto do 3º mandamento do usuário Linux: só Deus é que 'salva'... o homem faz back-up!
Então, resumindo: pode instalar tudo numa partição só, sem problemas, mantendo apenas uma outra pra swap.

- Quanto a deixar uma partição no início do disco: é opção dada por qualquer dos particionadores, gráficos ou em modo-texto. Repara no gparted, por exemplo: quando você cria uma partição, fica lá como opção marcar para que seja colocada no início.

- Quanto a questão do Live-CD. Tem o gparted instalado no sistema, tem live-cds que têm o gparted entre os programas e tem o live-CD só do Gparted. Você pode usa-lo instalado no sistema pra tudo menos pra mexer nas partições do sistema em uso. Pra mexer nas partições do sistema que você usa, sem mexer na instalção do sistema, tem de ser por live-cd.

___________________________________________

Voltando ao cinerella: essa mensagem de erro que ele dá é ininteligível pra mim. Com certeza outros usuários podem te dizer do que se trata, mas se foss comigo eu faria: "Pqp, seu pai é que é!" E instalaria outro programa de edição de vídeos.

Edit: relendo, parece que ele diz algo sobre renderização... tá com a placa de vídeo instalada, né? Mas PARECE-ME que não tem relação nenhuma com a memória, não.


7. Re: Partição, memória e Cinelerra [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 21/09/2012 - 00:33h

O erro parece erro na compilação do pacote. Você está usando um pacote pré-empacotado pela distro ou você compilou por sua conta?


8. Diaseboot

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/09/2012 - 02:12h

Linuxer Rei

Diretório pai, ao que me parece, é aquele que contém outros diretórios. Sendo isto uma verdade, o HD seria particionado da seguinte forma:

Partição 1 que conteria o /boot que é um diretório pai.
Entendo que nesse diretório ficam os arquivos e/ou sistemas responsáveis por pôr a máquina pronta para o uso, após a inicialização, que é um dos apelidos do boot. Isto está correto?

Partição 2 que conteria o /home que é um outro diretório pai. De acordo com “Sugere-se que se mantenha a partição /home separada, pra que você mantenha as configurações de usuário e os arquivos intactos se precisar reinstalar o sistema,”, os “filhos” dese diretório são os arquivos criados pelo usuário e suas configurações, confere?

Então, duas partições são suficientes: uma para /bot e /home e uma para o swap, mas posso separar /boot e /home, cada um numa partição distinta, e devo criar uma terceira para o raiz e uma quarta partição que ficará com o swap. É isto?

Bacana, seu comentário sobre o LiveCD e sobre a opção, dada por qualquer particionador, para que a partição seja colocada no início.

Você disse: “Você pode usa-lo instalado no sistema pra tudo menos pra mexer nas partições do sistema em uso.” Qual é a partição usada pelo sistema? O sistema a que se refere é o Sistema Operacional, no (meu) caso, o Ubuntu? Dentre os dois ou os quatro diretórios (que abrigam “/”, “/home”, “/boot” e “/swap”) o do sistema é o que abriga o “/”?

Linuxer Icavalheiro

O Wikipedia me contou inda há pouco que “Um compilador é um programa de computador (ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem,”

O arquivo que usei foi submetido a uma conversão. Isto, para mim, é uma espécie de transcrição de um arquivo que originariamente era .mp4 para .ogg. O Cinelerra não aceitou a versão original (.mp4) e tive que convertê-lo para .ogg. Será que é isto que está causando o reboliço?

E quanto às perguntas abaixo?:

4 – Na resposta 2, com relação à raiz, é o meu caso? Ou seja, a minha partição primária é mesmo a sda1 que contém a raiz?

6 – Resposta 3: Particionamento automático entendo que seja o que o sistema sugere quando da instalação. Há como fazer um REparticionamento automático? Acho que sim, já que nem a MS a permite em seus sistemas.

Bem, adivinhem que tomou o Diasepam que eu quase ia dando pro Cinelerra? Então já sabem: hoje eu já era, mas amanhã, estarei aqui, conferindo. Do jeito que estou agora, nem Deus me salva e, como não tenho um LiveCD, não dá para fazer BackUp. Só me resta dar um boot e, amanhã, reinicializo, valeu?

Aquele abraço!
WGuedes


9. Sei lá, entende?

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/09/2012 - 22:23h

Caros Cavalheiro e Rei

Estava tentando concluir um arquivo menor para continuar, a façanha que assumi, com alguma experiência de finalização. Não consegui: deu na discussão que trouxemos até aqui.

Tive que abandonar este barco para continuar navegando no que tenho que levar ao fim da linha. Daí, descobri que o problema que trouxe à baila - com você e com o Rei - era realmente do arquivo que estava tentando editar, pois o Cinelerra até que foi bem com o que tenho que entregar.

Claro, chegou um momento que já não aceitava mais nenhuma importação de arquivo para incrementar o vídeo em edição. Como já estava satisfatório, resolvi renderizar. Para meu espanto, que só editei um terço do sujeito (dividi a edição em três para juntá-las depois de concluídas) que findou com 18,0GB, pode?

Isto não vai caber em um único DVD, nem que a vaca tussa.
Sabe alguma coisa sobre isto?

Agradeço a colaboração dos senhores e gostaria de dizer que em virtude de ser tão interessante, gostria de voltar a tratar dele com os senhores, se concordarem.

Aguardo resposta. Caso não saibam vou postar o problema num tópico específico para a situação.

Grande abraço a vocês,
WGuedes


10. Valeu demais!

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2012 - 10:14h

Caros

Vou abrir outro tópico. Este já está meio grande e boa parte das dúvidas foram esclarecidas.

Muito obrigado!
WGuedes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts