Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/03/2013 - 11:47h
Meu caro, se o amigo lá da autopeças usa Windows e é
o primeiro a se conectar às 5 da manhã, o modem tem 99% de chance de estar sendo inicializado pelas configurações do Windows, que conforme já disse antes, ficam "sobrando" no Linux e gastando processamento desnecessário.
Um teste que você pode fazer é inicializar com um PC Linux apenas com o modem SEM o switch (tem de desligar todos os cabos durante uns 20 segundos e ligar tudo novamente).
Vai funcionar.
Aí você não desligará o modem nunca mais - ele passará a ficar ligado 24 horas por dia - mas não se preocupe com o consumo de energia elétrica "extra", que será irrisório.
Feito isso, ligue o switch e permita que as pessoas entrem na rede. Isso será totalmente transparente, e ninguém precisará configurar nada.
(Como já disse, internet é coisa íntima dos sistemas Unix).
Mais uma consideração: Muito embora você esteja usando uma conexão de apenas "600k", esse modem D-Link 500b tem pelo menos duas versões, sendo uma mais "antiga" e outra mais atual - a "500b 2+" - sendo que esta última permite "velocidades" de até 24 "mega".
Aqui em casa uso somente Linux e até há poucos dias atrás tinha um modem 500b.
Minha filha e/ou meu genro quando vêm para cá usam Windows (cada um em uma versão) e é só espetar o respectivo notebook na ponta do cabo RJ45 e sair navegando, bastando abrir o navegador.
Para eles é muito mais fácil que fazer essa conexão em sua própria casa.
E quando eles moravam na casa vizinha, todos nós assistíamos vídeos simultaneamente, com uma conexão - naquela época - de 1 "mega".
Esse seu problema, se não for isso que já foi sugerido até agora, será uma coisa bem estranha e incomum.