Rousseau
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 08/08/2017 - 18:55h
edsonneto escreveu:
Voltei. Pois bem, agora tenho mais uma distro pra testar - a Void!
Eu agradeço muito a todo mundo que respondeu esse tópico (especialmente ao albfneto) e vou mantê-lo aberto por mais alguns dias até encerrarmos a discussão. Eu testei o Sabayon e ele de fato me impressionou em todos os sentidos. Após algumas horas de teste, entretanto, vi que eu simplesmente não era o público alvo pra distro. Precisei pesquisar um pouco para entender, por exemplo, o motivo da instalação dos pacotes demorar um pouco mais e, entre outras coisas, vi que algumas facetas facilitadoras do Manjaro me seriam mais úteis - especialmente porque não possuo interesse pessoal em aprender a lidar com o Gentoo ou compilar pacotes. Reinstalei esse último S.O e busquei no fórum a solução para o problema que eu tinha experimentado durante o uso, busquei a solução e, até então, ele tem se comportado bem.
Nessa jornada entre as distribuições Linux, eu cheguei a testar a Mageia, a openSUSE, a Fedora, a Ubuntu, a Kubuntu, a Manjaro, a Sabayon, a Arch, a KDE Néon, a Debian, a Linux Mint, a PureOS e a elementaryOS (ufa!). Como vi que a dúvida sobre qual distribuição Linux escolher é frequente aqui no VoL, vou escolher mais uma ou duas outras distros e reunir essas informações em um artigo, com o intuito dele servir como um guia informal e superficial sobre as distribuições, suas filosofias, características, público-alvo e afins.
Novamente, muito obrigado!
Atenciosamente;
Edson Neto
O artigo é uma ótima ideia. Isso ajudaria muito os iniciantes. Eu, assim como você, custei a conseguir achar uma distro que me atendesse plenamente, mesmo eu sendo um "noob" em linux. Usei Ubuntu (com unity, o Xubuntu e o Lubuntu), Manjaro (com systemd e a versão com OpenRC, na qual estou parado atualmente), Arch (e o Antergos também) e, sem mencionar as incontáveis distros que testei no VirtualBox. Depois de um tempo, você percebe que todas são baseadas em apenas 5 ou 6. Logo, a sua busca pela distro vai se tornar a busca pelo melhor, para seu tipo de uso, claro, gerenciador de pacotes ou seu gosto por pacotes mais recentes ou não. Por exemplo, o Arch é loucamente atualizado todos os dias, já o Debian se preocupa com pacotes estáveis e confiáveis, logo a versão que cada pacote nos repositórios tender a ser um pouco mais antiga que em outras distros. O que não quer dizer algo ruim, mas para determinados usuários isso pode ser um ponto negativo.
Eu, por exemplo, não gosto das atualizações frenéticas do Arch (porque todo dia tem 500 mega para atualizar), mas gostei muito da simplicidade, praticidade e rapidez do pacman (disparado o gerenciador de pacotes que melhor me adaptei). A solução foi buscar uma que usasse pacman e não fosse ultra atualizada como o Arch. Cai no Manjaro, que tem um ciclo de atualizações, bem menor que o da distro mãe; e, como sempre quis testar uma distro sem systemd para tentar, embora muito superficialmente, compreender a diferença entre usar uma distro com e outra sem o systemd, resolvi testar a versão do Manjaro com OpenRC, e acabei ficando nela. Tem, aproximadamente, uns 6 meses que tenho ela instalada aqui.