tcboeira
(usa Debian)
Enviado em 23/04/2020 - 10:56h
Olá Amigos…
Novamente venho pedir auxílio após longas pesquisas sem muito sucesso.
Na verdade, trata-se mais de um norte, já que objetivamente parece que me perdi um pouco.
Trabalho em uma empresa cujo o parque (pouco mais de 1300 máquinas) é misto (96% Windows / 3% Linux / 1% Outras coisas …). Todas as máquinas, mais precisamente as Windows e as Linux (Ubuntu (16.04 e 18.04) estão adicionados ao domínio, onde os usuários se logam e usam os compartilhamentos etc etc etc.
Nesta época de acentuação de trabalho remoto, em casa, realizamos conexão via VPN para empresa e no caso de máquinas com Windows, se faz acesso via RDP. OK, tudo bem e vida boa que segue!
As máquinas Linux, para auxílio do time que faz instalação e presta suporte N1, o processo de instalação é todo “scriptado” usando janelas (zenity) para que seja o menos “complicado” possível. Essa solução resolveu praticamente muitos de nossos problemas. Ferramentas cujo tenham que ser baixadas, descompactadas e tal, ficam em um servidor local e ao executar o script tudo vai para o local e tal… OK.
O problema é que nunca se havia pensando nas questões de solução de acesso remoto para acesso ao ambiente de trabalho Desktop.
Antes de tudo. No momento, não é de aquisição de nada – creio que devido a Pandemia os recursos ficaram “violentamente” escassos. Sem Teamviewer e assemelhados.
Em várias alternativas, parece que uma sugerida é o uso de VNC. E ai começa o problema.
O Desktop Sharing do Ubuntu não é tão simples assim para ativar e configurar. O VNC em geral, pede que seja usado com Xfce. Por padrão, entregamos as máquinas com Gnome. Ainda assim, o usuário deveria estar logado na máquina na empresa para que seu “desktop” possa ser carregado com seu perfil. Isso contando que não haja quedas de energia. Alguns usuários tomaram por conta cada um uma melhor solução para si. O que de certa forma foi causando mais estragos que soluções.
Buenas… Considerado o paragrafo acima, foi resolvido que a ideia é uma solução padrão.
O que penso?
Basicamente, penso em um serviço de VNC, cujo seja ativado na inicialização das máquinas e que o usuário pode definir uma senha para sua sessão em um único comando (uma vez que seja). Ai depois ele abre o seu “viewer” em sua casa e coloca o nome de sua máquina e vai trabalhar …
E depois desta longa introdução, minhas dúvidas são as seguintes:
- Qual o melhor serviço de VNC?
- Como garantir que ele só permita acesso da rede interna (ou seja) somente se conectado através da VPN?
- Como passar uma senha de VNC em um comando só, sem ter que repetir como o “vncserver” pede?
- Acessar – via VNC – o Gnome como GUI preferencial.
Futuramente, pretendo tornar padrão esse serviço, para que os usuários possam acessar suas máquinas de salas de reunião, por exemplo, ou o time de Suporte poder verificar remotamente possíveis erros e dar melhor encaminhamentos….
Bem, desculpe tudo isso, mas creio que precisava explicar melhor para poder ter uma ajuda …
Grato pela atenção de todos e a disposição para melhor explicar…
Abração