wellington_r
(usa Debian)
Enviado em 12/05/2016 - 14:18h
Olá, pessoas.
Aqui na empresa temos em torno de 15 estações Linux, todas rodando o Debian 7.
Hoje em dia quando preciso atualizar o sistema, acesso o computador pelo VNC, abro o emulador de terminal e executo o comando, máquina a máquina.
Às vezes também preciso rodar alguns comandos em comum em todos eles (como quando eu tive que compilar wine em todas as máquinas porque a versão do wine que veio com o Debian estava dando problema de instabilidade*). Como temos um diretório do servidor Windows compartilhado entre todos os computadores com Linux, eu coloco os arquivos necessários lá, copie e colo para algum diretório local e executo os comandos pelo terminal (geralmente um script que deixo disponível no diretório compartilhado do servidor Windows).
Mas quero deixar essa tarefa mais prática, então andei pesquisando sobre algumas possíveis soluções para o meu problema, mas eu gostaria de algum outro ponto de vista.
Estou pensando em usar o dsh, mas pelos tutoriais que vi o pessoal executa apenas comandos não-interativos com ele (não estou dizendo que é impossível executar comandos interativos). Será que usar o dsh é a solução mais prática para rodar um comando interativo como apt-get upgrade? O ideal seria um programa que me mostrasse a saída exatamente como se eu estivesse rodando o comando localmente, mas que criasse uma "fila" para que assim que terminasse de atualizar um computador ele já fosse para o próximo.
*na verdade não compilei o wine em todas elas, compilei apenas em uma, gerei um .deb e depois apenas o instalei nas demais