paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/12/2012 - 23:03h
IgorOV escreveu:
Voce tem razao
E pensando bem acho q é até melhor
vou usar sua dica sim, afinal esses pings uma hora pode acabar sendo bloqueado por uma mudanca na politica do lugar pingado e ai vai ferrar tudo o script
uma coisa que gostaria de aprender que nao sei fazer é o seguinte.
Como eu deixaria as 2 conexoes ativas mudando apenas o default route ?
é possivel fazer assim?
hoje meu script apenas derruba o virtua com: "ifdown eth2" e sobe o speedy com "pon dsl-provider"
depois derruba o speedy com "poff -a" e sobe o virtua com "ifup eth2"
digamos que resolva deixar os 2 links ativos (nao quero fazer load balance), apenas quero alterar a rota de um pro outro
alguem se disporia a me explicar? (levando em consideracao que o virtua tem ip dinamico, ou seja, o gateway pode mudar)
obrigado,
IGor
Tanto o
pppd quanto o
dhclient possuem ganchos e scripts auxiliares para ajudar a configurar as respectivas interfaces (e também para as desconfigurar). Esses scripts recebem como argumentos ou via variáveis de ambiente vários parâmetros de operação da rede associada a cada interface, tais como servidores de DNS e roteador(es) padrão.
Normalmente, quando se tem só uma conexão, tais parâmetros são diretamente aplicados ao sistema (i.e. Em /etc/resolv.conf e como rota default). Como você vai usar mais de um link, terá de usar os ganchos para interceptar as informações e usá-las para definir informações específicas de cada link (por exemplo, um reeolv.conf para o Viirtua e outro para o Speedy, bem como rotas estáticas que forcem as consultas a esses servidores DNS de cada link a trafegar pelo respectivo link). Pode também usar os ganchos de queda das interfaces para impedir que elas sejam selecionadas por engano.
Além desses ganchos um script como o que você já tem pode ajudar a detectar anomalias, como no caso de uma interface estar de pé mas não estar funcionando a contento.