Gabrielz
(usa Arch Linux)
Enviado em 16/07/2015 - 13:32h
Estava agora a pouco testando dois Live USBs (curti, viu?Tudo que fiz foi procurar feito um louco na rede mundial de computadores sobre UEFI e Insecure boot), e daí surgiu uma ideia muito louca na cabeça - preciso instalar outra distro nesse micro... a princípio, pensei em usar uma das distros "livianas" que havia testado, mas, acredite ou não, pensei na distribuição que conservei durante alguns meses ao lado do Debian na máquina virtual - o Slackware! Mas por quê? Simples, peguei o jeito. Sei a instalação de cabeça, sei como configurar o sistema e deixá-lo funcional, sei como usar o slackpkg e o sbopkg (não, não usei o sl
apt-get. Acho cópia do apt-get) e mais alguns truques de novato feliz que em breve bugará o sistema. E por que não usar o Debian? Acho parecido DEMAIS com o Ubuntu, queria uma coisa diferente, algo pra quebrar a cara e ficar procurando feito um louco na rede mundial de computadores a solução de um problema super easy de resolver.
Como tenho vários DVDs, CDs e USBs aqui, lá vai eu dar o boot no Slackware 14.1 x64!! Estava utilizando a BIOS Legacy (ADEUS UEFI, UHUUUUL, FESTAAAA) e com prioridade Legacy, com a seguinte ordem de boot: HD, DVD, USB. Já foi direto no Slackão. Apareceu a telinha linda pra passar parâmetros extras ao kernel, numa resolução de 800x600. Fiz os procedimentos certinho, e cheguei na tela de login do destemido root. E lembrei das partições: ELAS SÃO GPT, AAAAAAAAAAAAAAAA. Com medo, desliguei o laptop, fui na BIOS, marquei prioridade UEFI, entrei no Ubuntu e fiz esse tópico para fazer certas dúvidas:
- Bootei o Slack, minhas partições são GPT, a bios Legacy. Se eu instalar, prejudicará a máquina? É melhor usar MBR? Lilo no lugar do Elilo? Dará tudo certo?
- Qual o futuro do Ubuntu na máquina? Vou aproveitar que as partições estão feitas e instalar direto o Slackware nelas, formatando-as e checando bad blocks.
- Quais dicas/conselhos vocês me dão?
- Certa vez, consegui bootar o Slack com a bios UEFI, e com Insegure boot desativado. Mas o GRUB parecia estar "carregando" . Nem carregou! E agora?